A forma como você e seu time fazem essas anotações, pode fazer toda a diferença durante os processos e projetos, economizando tempo e recursos. 

 

Faz parte do processo de tomada de briefings e reuniões fazer anotações. Mas o quanto as anotações do tipo textual são realmente eficientes?

Anotamos para obter basicamente 2 objetivos:

  • Assimilar o conteúdo que está sendo apresentado;
  • Usar as anotações como referência ou estudo após a apresentação.

Cada vez mais, as corporações e instituições em geral, vem usando a associação entre linguagem visual X pensamento crítico, linguagem visual X soluções de problemas, ou linguagem visual X assimilação de informações.

Este tipo de associação ajuda os times e colaboradores a terem uma melhor performance na construção e organização das tarefas, porque ele trabalha com os dois lados do cérebro na mesma atividade, alternando suas habilidades cognitivas, trazendo mais clareza e objetividade no processo.

Quando estamos em uma reunião de trabalho ou em um ambiente de aprendizado, temos a necessidade de entender e absorver o máximo de informações possíveis, uma vez que estamos em contato com um conteúdo que é pertinente pra nós, e muitas vezes, anotamos tudo de forma desorganizada e não conseguimos nos beneficiar desta atividade. Nossa atenção e foco não é plena e o resultado acaba não sendo tão eficiente como poderia ser.

Quando você organiza essas informações visualmente, se beneficia de muitas coisas:

– Compreende e assimila melhor o conteúdo.

– Seleciona e organiza o conteúdo principal, pois melhora o entendimento da relevância e da funcionalidade no processo.

– Melhora o foco e a atenção.

– Tem uma visão global do conteúdo e cria conexões na mente que ajudam a relembrar o que foi falado, acelera o processo de tomada de decisões e ajuda a ir para o próximo passo.

– Consegue criar hierarquia nas informações.

– As anotações funcionam como a extensão da mente, pois geram um documento que armazena o conteúdo em um único local, de fácil acesso e entendimento.

– Você desenvolve um novo mindset visual, que facilita a experimentação, exploração e aumenta a criatividade.

– Melhora a comunicação para a conversa.

– A união da criatividade, pensamento tático e estratégia, aumenta a inovação e o processo criativo em várias partes da mente.

As anotações visuais também podem nos ajudar no dia a dia, quando colocamos nossas ideias no papel, organizamos tarefas e planejamos algo novo.

(IMAGEM)

Por isso, desde de 2017 nós elaboramos um workshop que ajuda as pessoas que precisam anotar informações de forma simples, objetiva e organizada, usando esta técnica com ferramentas visuais. É sempre uma grata surpresa ver os alunos evoluindo no uso destas ferramentas e produzindo materiais lindos e funcionais.

Caso você tenha interesse em conhecer o workshop “Como fazer anotações visuais”, te convido a acessar o link abaixo:

www.anapalu.com.br/workshops

E quando for fazer anotações na sua próxima reunião ou palestra, lembre-se dos benefícios acima e tente explorar novas formas de construir conteúdos que realmente te ajudem no seu processo de aprendizagem 😉