Seu time anota informações nas tomadas de briefing e reuniões?
Como elas são usadas no processo de criação e construção dos próximos passos?
Ainda hoje, as corporações e instituições em geral, usam muito pouco a associação entre linguagem visual e pensamento crítico, linguagem visual e soluções de problemas, ou linguagem visual e assimilação de informações.
Este tipo de associação ajuda os times e colaboradores a terem uma melhor performance na construção e organização das tarefas, porque ele trabalha com os dois lados do cérebro na mesma atividade, alternando suas habilidades cognitivas, trazendo mais clareza e objetividade no processo.
Quando estamos em uma reunião de trabalho ou em um ambiente de aprendizado, temos a necessidade de entender e absorver o máximo de informações possíveis, uma vez que estamos em contato com um conteúdo que é pertinente pra nós, e muitas vezes, anotamos tudo de forma desorganizada e não conseguimos nos beneficiar desta atividade. Nossa atenção e foco não é plena e o resultado acaba não sendo tão eficiente como poderia ser.
Quando você organiza essas informações visualmente, se beneficia de muitas coisas:
– Compreende e assimila melhor o conteúdo.
– Seleciona e organiza o conteúdo principal, pois melhora o entendimento da relevância e da funcionalidade no processo.
– Melhora o foco e a atenção.
– Tem uma visão global do conteúdo e cria conexões na mente que ajudam a relembrar o que foi falado, acelera o processo de tomada de decisões e ajuda a ir para o próximo passo.
– Consegue criar hierarquia nas informações.
– As anotações funcionam como a extensão da mente, pois geram um documento que armazena o conteúdo em um único local, de fácil acesso e entendimento.
– Você desenvolve um novo mindset visual, que facilita a experimentação, exploração e aumenta a criatividade.
– Melhora a comunicação para a conversa.
– A união da criatividade, pensamento tático e estratégia, aumenta a inovação e o processo criativo em várias partes da mente.
As anotações visuais também podem nos ajudar no dia a dia, quando colocamos nossas ideias no papel, organizamos tarefas e planejamos algo novo.
SOBRE O WORKSHOP
O workshop “Como fazer anotações visuais nas empresas” é dividido em 2 módulos de 8h cada.
MÓDULO 1
Este módulo habilita o participante a anotar conteúdos de forma sintetizada, resultando em pequenos painéis visuais, com acesso fácil e rápido a cada parte da anotação. Esta construção é feita por meio da escuta e da síntese, associadas a ferramentas visuais simples e desenhos como representações visuais.
Vamos trabalhar:
– Introdução ao pensamento visual e o uso dos hemisférios cerebrais.
– Princípios sobre a escuta plena e como usá-la nas anotações.
– O uso da síntese na construção das anotações visuais.
– Ferramentas visuais simples para organização e anotação de conteúdos coletados.
– Ferramentas de desenho simples e representações visuais.
– Conversa e reflexão sobre o aprendizado.
MÓDULO 2
Uma vez que o participante aprendeu a organizar conteúdos coletados, é o momento de aprender a colocar suas próprias ideias e projetos no papel, construindo mapas por meio de templates específicos para cada demanda. Este módulo é customizado de acordo com a formação do grupo, necessidade da empresa na aplicação da ferramenta e objetivos específicos do cliente.
Antes do workshop, conversamos com o cliente para entender o uso das ferramentas e criamos exercícios e templates para sua demanda.
Vamos trabalhar:
– Direções e fluxo de informações.
– Templates específicos para construção de diferentes propostas.
– Colocar ideias no papel de forma visualmente organizada.
– Construção de projetos ou planos em grupo.
– Conversa e reflexão sobre o aprendizado
O Workshop é prático a maior parte do tempo, com exercícios a cada ferramenta, compartilhamentos e discussões, onde o objetivo é aprender uns com os outros, e não avaliar o melhor resultado.
Não é preciso saber desenhar!
MATERIAIS
Todo material usado nas dinâmicas e exercícios já estão inclusos e serão oferecidos pela AnaPalu.
Estão inclusos também o material didático usado nas explicações dos conceitos, que são desenhados à mão e funcionam como referência para o participante.
O participante receberá um kit contendo: 1 caneta tombow colorida, 1 caneta nanquin staedtler preta, 1 caderno Cicero sem pauta com papel na gramatura 90gr/m para desenhar suas anotações, apostila de exercícios colorida com pasta para armazenar e um pocket com resumo das ferramentas para auxiliá-lo no dia a dia.
O participante recebe certificado de participação.
ANA PALU
Formada em artes plásticas pela FAAP, com especializações em Design Gráfico, Embalagens e Marketing pela ESPM; e, MBA em Branding e Inovação.
Trabalhou por muitos anos em agências de Design na área de Criação. Depois montou sua própria agência e ao atender diretamente os clientes, começou a desenvolver uma forma de coletar as informações visualmente para ajudar no alinhamento e no processo de execução.
Em 2012, conheceu a facilitação gráfica e se apaixonou. Se especializou em ferramentas visuais participando de um Congresso e workshops na Alemanha e curso nos EUA. Desde então, já atuou como facilitadora gráfica em mais de 200 eventos e reuniões. Foram mais de 1.000h de escuta e síntese que se transformaram em mais de 1.800m de painéis ilustrados, ajudando grupos de pessoas nos seus processos de aprendizagem e tomada de decisões.
Em 2017, desenvolveu o método “Como fazer anotações visuais”, e já treinou quase 300 pessoas em 14 workshops abertos e corporativos pelo Brasil.
Veja o que falam sobre os workshops:
Dúvidas? Entre em contato comigo!
anapalu@uol.com.br
+55(11) 99113-3331
Ficou interessado em formar uma turma em sua empresa?
Preencha e envie o formulário abaixo e solicite uma proposta: