Dá pra anotar usando ferramentas visuais?
Claro que sim!
A forma como você e seu time fazem essas anotações, pode fazer toda a diferença durante os processos e projetos, economizando tempo e recursos.
Faz parte do processo de tomada de briefings e reuniões fazer anotações. Mas o quanto as anotações do tipo textual são realmente eficientes?
Anotamos para obter basicamente 2 objetivos:
- Assimilar o conteúdo que está sendo apresentado;
- Usar as anotações como referência ou estudo após a apresentação.
Cada vez mais, as corporações e instituições em geral, vem usando a associação entre linguagem visual X pensamento crítico, linguagem visual X soluções de problemas, ou linguagem visual X assimilação de informações.
Este tipo de associação ajuda os times e colaboradores a terem uma melhor performance na construção e organização das tarefas, porque ele trabalha com os dois lados do cérebro na mesma atividade, alternando suas habilidades cognitivas, trazendo mais clareza e objetividade no processo.
Quando estamos em uma reunião de trabalho ou em um ambiente de aprendizado, temos a necessidade de entender e absorver o máximo de informações possíveis, uma vez que estamos em contato com um conteúdo que é pertinente pra nós, e muitas vezes, anotamos tudo de forma desorganizada e não conseguimos nos beneficiar desta atividade. Nossa atenção e foco não é plena e o resultado acaba não sendo tão eficiente como poderia ser.
Quando você organiza essas informações visualmente, se beneficia de muitas coisas:
– Compreende e assimila melhor o conteúdo.
– Seleciona e organiza o conteúdo principal, pois melhora o entendimento da relevância e da funcionalidade no processo.
– Melhora o foco e a atenção.
– Tem uma visão global do conteúdo e cria conexões na mente que ajudam a relembrar o que foi falado, acelera o processo de tomada de decisões e ajuda a ir para o próximo passo.
– Consegue criar hierarquia nas informações.
– As anotações funcionam como a extensão da mente, pois geram um documento que armazena o conteúdo em um único local, de fácil acesso e entendimento.
– Você desenvolve um novo mindset visual, que facilita a experimentação, exploração e aumenta a criatividade.
– Melhora a comunicação para a conversa.
– A união da criatividade, pensamento tático e estratégia, aumenta a inovação e o processo criativo em várias partes da mente.
As anotações visuais também podem nos ajudar no dia a dia, quando colocamos nossas ideias no papel, organizamos tarefas e planejamos algo novo.
Por isso, desde de 2017 nós elaboramos um workshop que ajuda as pessoas que precisam anotar informações de forma simples, objetiva e organizada, usando esta técnica com ferramentas visuais. É sempre uma grata surpresa ver os alunos evoluindo no uso destas ferramentas e produzindo materiais lindos e funcionais.
Caso você tenha interesse em conhecer o workshop “Como fazer anotações visuais”, te convido a acessar o link abaixo:
E quando for fazer anotações na sua próxima reunião ou palestra, lembre-se dos benefícios acima e tente explorar novas formas de construir conteúdos que realmente te ajudem no seu processo de aprendizagem 😉
#pensamentovisual #visualthinking #vizthink #visualnotetaking #facilitaçãográfica #graphicrecording #anotaçõesvisuais #sketchnotes #mindset #gestãovisual #visualmanagement #lettering #doodles #doodling #criatividade #ideias #design #mindsetvisual #workshop #anapalu
Comentários