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O poder das metáforas visuais na comunicação

O que você acha do poder de captar rapidamente a atenção do cérebro de uma pessoa para se conectar com a sua mensagem? Impressionante, não é mesmo! Bem, é justamente esse o poder das metáforas visuais na comunicação. As metáforas são elementos valiosos em sua narrativa. Elas são representações gráficas e criativas de um contexto, porém, de uma forma mais relacional.

As metáforas têm essa força na comunicação porque acionam as nossas próprias experiências (conhecimento prévio sobre algo). Com isso, elas permitem ao cérebro fazer as associações necessárias para a compreensão mais rápida do conteúdo. Isso resulta em novas interpretações, ideias e assimilação de informações que nos pareçam familiares.

Veja, por exemplo, o uso de emojis nas redes sociais. Ao visualizar uma “carinha” com corações nos olhos, interpretamos que aquela mensagem pode ser carinhosa, amorosa ou afetiva, pois associamos a imagem a uma experiência prévia que temos em relação àquela expressão.

É incrível como a escolha de um emoji pode alterar a emoção da mensagem, da mesma maneira que uma pontuação pode mudar completamente a conotação de um texto.

Embora o mundo corporativo possa ter ressalvas com o uso dessas figurinhas, podemos ter uma ideia, a partir dessas experiências, de como metáforas visuais podem tornar familiar algo que nos pareça desconhecido.

Além disso, as metáforas visuais possibilitam:

  • tornar assuntos complexos mais fáceis de entender
  • transformar conteúdos menos interessantes em algo mais divertido
  • consolidar sua personalidade e marca em suas comunicações
  • tornar suas mensagens mais inesquecíveis e envolventes

 

O QUE CONSIDERAR AO CRIAR UMA METÁFORA VISUAL

Quando você cria o seu conteúdo para redes sociais, você analisa bem qual emoji vai escolher, certo? Afinal, a sua intenção é que a figura selecionada ajude a transmitir a lógica e a emoção da sua mensagem.

O processo é praticamente o mesmo ao considerar quais metáforas visuais irão complementar o significado da sua comunicação.

Logo, é essencial avaliar os seguintes pontos:

  • o que você quer transmitir?
  • para quem você quer enviar a sua mensagem?
  • as ideias que estão surgindo estão relacionadas, ou seja, podem ser associadas às experiências prévias do seu público?
  • você está mantendo as explicações mais simples possíveis?

Esse último ponto me lembra um post que vi recentemente nas redes sociais (@filosofia.incerta), que dizia mais ou menos assim: “se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer”.

Mesmo que você esteja tentando passar um conceito muito complexo, você pode manter a ideia de que quanto mais simples for a forma como você comunicá-lo, mais envolvente e instantânea ele será para o seu público. Faz mais sentido, concorda?

Sobre pensar a respeito do público para quem você cria as metáforas visuais, a sugestão é aproveitar a cultura popular e as experiências cotidianas para explorar os poderes explicativos e de comunicação da narrativa visual.

Permita-se adicionar um pouco de graça ou humor para aumentar o poder da metáfora visual e torná-la memorável. Não hesite em validar suas ideias, seja com familiares, amigos, colegas de trabalho ou com pessoas que representam o perfil do seu público-alvo.

O IMPACTO DAS METÁFORAS VISUAIS NA COMUNICAÇÃO

As metáforas visuais ajudam a aumentar a lembrança sobre o conteúdo exposto, aumentam a persuasão e geram atitudes mais positivas, segundo algumas conclusões da pesquisa do Departamento de Administração e Marketing da Universidade Complutense de Madri sobre o uso de metáforas visuais na publicidade.

A pesquisa analisou as respostas neurofisiológicas do consumidor a anúncios impressos que incluíam metáforas visuais, usando técnicas baseadas em neurociência. O levantamento apontou que os anúncios que usavam metáforas recebiam uma resposta mais positiva do que aqueles que não as usavam.

Na prática, podemos fazer essa avaliação. Observe como o nosso olhar é mais atraído por mensagens nas redes sociais que contém emojis. Analisa como compartilhamos com mais engajamento um post que traz uma imagem que representa rapidamente um conceito.

Quer outro exemplo? Você já assistiu ao filme “Divertidamente”? Na animação, alguns personagens representam o comportamento das nossas emoções. De forma lúdica, simples e divertida, o filme explica através de metáforas animadas uma ideia complexa, que é a dinâmica das emoções em processar informações e armazenar memórias.

Resumindo, as metáforas visuais fortalecem a sua comunicação, pois são ferramentas lúdicas e envolventes que explicam, com mais facilidade de assimilação, contextos e mensagens, independentemente do tema do conteúdo.

Elas são partes importantes da narrativa visual, pois trazem muitos benefícios adicionais como processamento mais rápido das informações, memorização e envolvimento com a comunicação.

Espero que esse conteúdo tenha sido interessante e útil para você.

Você tem alguma experiência com metáforas visuais que deseja compartilhar? Envie a sua história, será um grande prazer dividi-la com nossos seguidores!

Até breve!

 

 

Em 02/05/2022 22:04, Cely Fraga escreveu:

O poder das metáforas visuais na comunicação

 

O que você acha do poder de captar rapidamente a atenção do cérebro de uma pessoa para se conectar com a sua mensagem? Impressionante, não é mesmo! Bem, é justamente esse o poder das metáforas visuais na comunicação. As metáforas são elementos valiosos em sua narrativa. Elas são representações gráficas e criativas de um contexto, porém, de uma forma mais relacional.

As metáforas têm essa força na comunicação porque acionam as nossas próprias experiências (conhecimento prévio sobre algo). Com isso, elas permitem ao cérebro fazer as associações necessárias para a compreensão mais rápida do conteúdo. Isso resulta em novas interpretações, ideias e assimilação de informações que nos pareçam familiares.

Veja, por exemplo, o uso de emojis nas redes sociais. Ao visualizar uma “carinha” com corações nos olhos, interpretamos que aquela mensagem pode ser carinhosa, amorosa ou afetiva, pois associamos a imagem a uma experiência prévia que temos em relação àquela expressão.

É incrível como a escolha de um emoji pode alterar a emoção da mensagem, da mesma maneira que uma pontuação pode mudar completamente a conotação de um texto.

Embora o mundo corporativo possa ter ressalvas com o uso dessas figurinhas, podemos ter uma ideia, a partir dessas experiências, de como metáforas visuais podem tornar familiar algo que nos pareça desconhecido.

Além disso, as metáforas visuais possibilitam:

  • tornar assuntos complexos mais fáceis de entender
  • transformar conteúdos menos interessantes em algo mais divertido
  • consolidar sua personalidade e marca em suas comunicações
  • tornar suas mensagens mais inesquecíveis e envolventes

 

O QUE CONSIDERAR AO CRIAR UMA METÁFORA VISUAL

Quando você cria o seu conteúdo para redes sociais, você analisa bem qual emoji vai escolher, certo? Afinal, a sua intenção é que a figura selecionada ajude a transmitir a lógica e a emoção da sua mensagem.

O processo é praticamente o mesmo ao considerar quais metáforas visuais irão complementar o significado da sua comunicação.

Logo, é essencial avaliar os seguintes pontos:

  • o que você quer transmitir?
  • para quem você quer enviar a sua mensagem?
  • as ideias que estão surgindo estão relacionadas, ou seja, podem ser associadas às experiências prévias do seu público?
  • você está mantendo as explicações mais simples possíveis?

Esse último ponto me lembra um post que vi recentemente nas redes sociais (@filosofia.incerta), que dizia mais ou menos assim: “se você não pode explicar algo de forma simples, então você não entendeu muito bem o que tem a dizer”.

Se você está tentando passar um conceito muito complexo, provavelmente, vai precisar de uma metáfora igualmente complexa para compor essa narrativa. No entanto, você pode manter a ideia de que quanto mais simples for a metáfora, mais envolvente e instantânea ela será para o seu público. Faz mais sentido, concorda?

Sobre pensar a respeito do público para quem você cria as metáforas visuais, a sugestão é aproveitar a cultura popular e as experiências cotidianas para explorar os poderes explicativos e de comunicação da narrativa visual.

Permita-se adicionar um pouco de graça ou humor para aumentar o poder da metáfora visual e torná-la memorável. Não hesite em validar suas ideias, seja com familiares, amigos, colegas de trabalho ou com pessoas que representam o perfil do seu público-alvo.

O IMPACTO DAS METÁFORAS VISUAIS NA COMUNICAÇÃO

As metáforas visuais ajudam a aumentar a lembrança sobre o conteúdo exposto, aumentam a persuasão e geram atitudes mais positivas, segundo algumas conclusões da pesquisa do Departamento de Administração e Marketing da Universidade Complutense de Madri sobre o uso de metáforas visuais na publicidade.

A pesquisa analisou as respostas neurofisiológicas do consumidor a anúncios impressos que incluíam metáforas visuais, usando técnicas baseadas em neurociência. O levantamento apontou que os anúncios que usavam metáforas recebiam uma resposta mais positiva do que aqueles que não as usavam.

Na prática, podemos fazer essa avaliação. Observe como o nosso olhar é mais atraído por mensagens nas redes sociais que contém emojis. Analisa como compartilhamos com mais engajamento um post que traz uma imagem que representa rapidamente um conceito.

Quer outro exemplo? Você já assistiu ao filme “Divertidamente”? Na animação, alguns personagens representam o comportamento das nossas emoções. De forma lúdica, simples e divertida, o filme explica através de metáforas animadas uma ideia complexa, que é a dinâmica das emoções em processar informações e armazenar memórias.

Resumindo, as metáforas visuais fortalecem a sua comunicação, pois são ferramentas lúdicas e envolventes que explicam, com mais facilidade de assimilação, contextos e mensagens, independentemente do tema do conteúdo.

Elas são partes importantes da narrativa visual, pois trazem muitos benefícios adicionais como processamento mais rápido das informações, memorização e envolvimento com a comunicação.

Espero que esse conteúdo tenha sido interessante e útil para você.

Você tem alguma experiência com metáforas visuais que deseja compartilhar? Envie a sua história, será um grande prazer dividi-la com nossos seguidores!

Até breve!

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