fbpx

Por que a facilitação gráfica funciona em todos os tipos de reuniões?

Quem acompanha um trabalho de facilitação gráfica em tempo real costuma ficar admirado. Para muitas pessoas, é como se fosse uma expressão artística. Bem, eu acho essa percepção encantadora. Mas, na verdade, além da estética em si, o recurso visual em questão funciona bem em todos os tipos de reuniões porque tem base científica como pilar.

O ser humano, de uma maneira geral, está mais preparado para processar e reter informações através do pensamento visual. Inúmeros estudos comprovam que mais de 70% do aprendizado humano acontece visualmente.

Nesse caso, combinar reuniões, apresentações ou brainstorm com facilitação gráfica aumenta a chance de gerar engajamento entre os participantes, além de facilitar a retenção e o processamento do conteúdo apresentado.

Você pode até se questionar: e as pessoas que não se encaixam nesses 70%? E se os participantes de uma reunião absorverem melhor apenas ouvindo ou com experimentações (dinâmicas, práticas etc.)?

Um dos principais benefícios da facilitação gráfica é justamente a capacidade de abordar outros estilos de aprendizagem. A técnica cria uma sinergia bem interessante entre o verbal (o que é dito nas reuniões), o sinestésico (a experiência sensorial de misturar diferentes sentidos humanos, que pode ser alcançada com a observação dos desenhos ganhando forma em tempo real) e o visual.

Razões para incluir facilitação gráfica em reuniões

A experiência com facilitação gráfica já nos mostrou que a aplicação de recursos visuais em reuniões ou apresentações ajudam no processamento das informações, inclusive, na compreensão de conceitos abstratos e na resolução de problemas. 

Quando incluímos o processo de “desenhar ao vivo” o conteúdo, priorizando os pontos mais relevantes, acontece um fenômeno interessante no cérebro de quem está acompanhando o trabalho, estimulando o fluxo de criatividade e novos pensamentos.

Essa dinâmica ativa diferentes áreas do cérebro, responsáveis pela razão e a emoção. Isso significa a possibilidade de novas ideias e até possíveis transformações na forma de trabalhar.

Você ainda tem dúvidas? Em muitos trabalhos de facilitação gráfica, notamos uma vibração diferente do público. À primeira vista, os participantes ficam curiosos, acompanhando o processo. Muitas vezes, incentivamos que eles também façam seus próprios desenhos.

Quando entendem que podem desenhar e sintetizar o conteúdo à sua própria maneira, se sentem livres para fluir com suas ideias. Sim, a sensação é libertadora.

E não para por aí! Muitos se sentem motivados para compartilharem seus próprios resumos visuais com os outros colegas e até nas redes sociais. Não é incrível?

Voltando para o nosso tema, as reuniões. Elas se tornam mais atraentes e interessantes. É como se cada pessoa descobrisse dentro de si uma nova habilidade.

Imagina então essa energia no ambiente virtual! A troca é surpreendente. O chat fica mais animado e produtivo.

Sabe aquele problema de lidar com distrações nas reuniões online? Pois é, com a facilitação gráfica, as pessoas são estimuladas de diferentes formas, o que ajuda a manter o foco e a concentração, além de serem incentivadas a trabalharem em colaboração.

Dicas para trabalhar com recursos visuais em reuniões

Seja no ambiente físico ou online, escolha bem os seus recursos. É importante optar por itens coloridos (canetas, pincéis) e que ofereçam legibilidade, como cartazes ou flip chart.

Esse material vai ajudar o seu público a memorizar e a processar o conteúdo exposto.

Outra coisa bacana é aproveitar os seus recursos visuais e as perguntas dos participantes da reunião. Pensa como você pode criar novas ideias, em tempo real, a partir dessas questões.

A facilitação gráfica pode ser compreendida como uma técnica embasada pela ciência ou como uma manifestação artística, mas, ela é, sobretudo, um movimento muito vivo, vibrando as ideias daquele instante, respirando aquela atmosfera do coletivo e trazendo como resultado um trabalho de cocriação.

Pode admitir, é um processo lindo!

O que você acha de incluir a facilitação gráfica em suas próximas reuniões? Se precisar de uma consultoria, pode conversar comigo pelo email contato@anapalu.com.br

Siga nas Redes Sociais: