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Por que inserir Anotações Visuais na sua estratégia de ensino-aprendizagem?

Acredito que cada um de nós, em algum momento da vida, sentou em uma sala de aula e não se identificou com a forma de transmissão do conteúdo. Isso é natural, pois somos humanos, constituídos pela subjetividade e, portanto, diferentes na maneira de enxergar e aprender o mundo.

Nessa perspectiva, quero mostrar para você por que é interessante inserir as Anotações Visuais na sua estratégia de ensino-aprendizagem.

Felizmente, percebo que estamos vivenciando uma era mais de compartilhamento na educação. Esse movimento se traduz em uma iniciativa mais voltada para a interação e conexão e não somente na relação onde “alguém fala e o outro escuta”.

Obviamente, quando o professor ensina não há como garantir que os alunos estão, de fato, aprendendo. Contudo, quando rompemos o modelo convencional tanto de ensinar quanto de aprender, abrimos novos caminhos e possibilidades, reconhecendo e respeitando os diferentes estilos de aprendizagem.

Por que inserir as Anotações Visuais?

E onde entram as Anotações Visuais nessa dinâmica? Elas entram na sua decisão de adotar novas estratégias, seja para ensinar ou aprender algo.

Quantas vezes, enquanto aluno, você dispersou a sua atenção e ficou rabiscando o caderno? E se você já ocupou o lugar de professor, já deve ter visto esse tipo de comportamento, não é mesmo?

Não é à toa que muitos professores estimulam seus alunos a fazerem anotações. É uma tentativa de manter a atenção deles no conteúdo.

Entretanto, anotações convencionais, que se caracterizam em anotar o que o professor diz ou escreve no quadro, podem limitar o processo de aprendizagem.

Em contrapartida, as Anotações Visuais ampliam essa experiência porque as pessoas que aplicam a técnica processam elementos visuais e textuais, além de exercitarem o poder da síntese e a hierarquia da informação. Essa dinâmica os ajuda a reconhecer conexões importantes entre os temas e tópicos, melhorando a compreensão e retenção do conteúdo.

Segundo Mike Rohde, ilustrador e autor do livro The Sketchnote Handbook: o guia ilustrado para anotações visuais, quando uma pessoa aplica as Anotações Visuais faz com que sua mente e corpo trabalhem juntos para lembrar do que você ouve e desenha. Elas “são os mapas visuais que são construídos a partir dos pensamentos e ideias que sua mente coleta”, afirma Rohde.

O ilustrador aponta, ainda, algo que eu sempre falo para meus alunos. Para usar as Anotações Visuais não é preciso saber desenhar. Na verdade, a técnica estimula mais sua habilidade para sintetizar e resumir visualmente as informações, usando para isso formas básicas e textos.

Enquanto as anotações convencionais apresentam uma estrutura mais sóbria, utilizando muitas linhas de texto, as Anotações Visuais oferecem mais liberdade criativa. Elas não são lineares, permitindo que você crie diferentes caminhos para identificar as conexões entre os temas do conteúdo que está sendo compartilhado.

Como professor, você pode, por exemplo, utilizar no seu material um resumo visual, com tópicos bem identificados e hierarquia da informação. A sua iniciativa pode influenciar em um novo padrão de aprendizagem do seu aluno.

Seguindo o seu exemplo, o aluno pode ser estimulado a criar a sua própria hierarquia de informações, reconhecendo o que é importante para ele registrar, utilizando para isso espaçamentos, tamanho da letra, símbolos e formas básicas. Profissionais que valorizam o pensamento visual defendem que as Anotações Visuais transformam esse processo de ensino-aprendizagem em algo mais intuitivo.

O artista e educador Todd Berman afirmou, em um artigo, que as Anotações Visuais fazem com que os alunos criem uma representação visual do que estão aprendendo, enquanto continuam envolvidos na aula.

Veja que incrível essa observação de Berman. Os alunos aprendem e continuam envolvidos com a aula. Não é o que nós, como professores, desejamos? Queremos a atenção deles, mas também que aprendam. Para isso, testamos abordagens diferentes e adotamos novas estratégias. Por que não, então, inserir as Anotações Visuais nesse processo?

Benefícios das Anotações Visuais para quem ensina

Como disse Cora Coralina: “feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. No meu ponto de vista, quando inserimos as Anotações Visuais em nossa estratégia de ensino, estamos aprendendo com aquilo que transmitimos, pois, essa técnica estimula a liberdade para criar, mas também ativa nossas habilidades para identificar e selecionar a essência do conteúdo.

Nessa perspectiva, então, podemos visualizar muitos benefícios das Anotações Visuais para quem precisa transmitir conhecimento. Mike Rohde, por exemplo, descobriu na prática as vantagens da técnica. A primeira coisa que ele observou é que o recurso o ajudava a se concentrar mais no que estava ouvindo. Logo, o ilustrador entendeu que esse tipo de anotações fazia com que o conteúdo permanecesse mais tempo na sua memória.

Essa compreensão de Rohde, de certa forma, se alinha ao resultado do estudo da Wharton School of Business, que descobriu que apresentações com recursos visuais eram 17% mais persuasivas do que aquelas sem esse suporte.

Isso quer dizer que você, enquanto professor, pode adotar as Anotações Visuais como uma das estratégias de ensino, porque elas:

  • Ajudam a captar a atenção dos alunos;
  • Incentivam os alunos a adotarem a técnica como estratégia para facilitar o aprendizado;
  • Facilitam o processo de assimilação;
  • Ajudam na retenção das informações;
  • Mantêm os alunos envolvidos na explicação;
  • Estimulam os alunos a usarem seus conhecimentos prévios para criar imagens e a se conectarem às novas informações que estão aprendendo.
  • Ajudam no processamento visual e verbal dos alunos, o que também facilita o aprendizado em longo prazo e em outras situações.

Costumo dizer que o nosso cérebro é poderoso e incrível. Quanto mais é estimulado, mais faz conexões e processa informações rapidamente. Pautada por essa constatação e pelos benefícios citados, indico as Anotações Visuais como técnica a ser implementada em sala de aula. 

Benefícios das Anotações Visuais para quem aprende

Reforço frequentemente, nos meus artigos e nas minhas redes sociais, que os recursos visuais aplicados com a intenção de assimilar e reter informações melhoram o processo de aprendizagem. Nesse contexto, eles são uma valiosa ferramenta para aumentar a nossa motivação e atenção quando também estamos no lugar de aprendiz.

No meu artigo “5 razões para aplicar as Anotações Visuais nos Negócios”, falei um pouco sobre a curva de esquecimento, um ponto que foi levantado pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, pioneiro em pesquisas sistemáticas do aprendizado e da memória. Segundo ele, em um espaço de 24 horas, 67% do que aprendemos é esquecido.

Essa curva de esquecimento acontece porque a memória fica sobrecarregada com muitas informações. Então o cérebro vai se desfazendo dessas informações gradualmente.

A partir desse entendimento, você pode aplicar as Anotações Visuais como estratégia de aprendizado, valorizando os processos de assimilação e retenção do conteúdo. 

Por ser uma abordagem que associa elementos visuais e textos sintetizados, as Anotações Visuais exercitam a nossa criatividade e o raciocínio lógico, facilitando, assim, os processos que ajudam na compreensão e memorização das informações.

Outro benefício importante para o processo de aprendizagem é a permissão para pensar diferente, fora dos limites do modelo convencional de aprendizado. Com as Anotações Visuais, o aluno tem mais autonomia para processar as informações do seu jeito, com uma estratégia que faz sentido para o seu cérebro.

Uma sala inteira de alunos recebe as mesmas instruções, certo? Eu posso pensar que todos irão ouvir as minhas informações da mesma forma. No entanto, com as Anotações Visuais, esses mesmos alunos podem processar o conteúdo de maneira diferente, ou seja, a entrada pode ser igual para todos, mas a saída de conhecimento vai ser um campo rico em possibilidades.

Com a técnica, o aluno tem controle sobre o que vai registrar. Esse movimento faz com que ele precise interpretar conceitos-chave e fazer também associações entre eles para chegar às suas próprias conclusões.

Então estamos falando de uma abordagem que incentiva o protagonismo do aluno sobre o próprio aprendizado. Ele tem total liberdade para explorar as mais diversas formas de expressão e, no caminho, desenvolver, ainda, a habilidade do raciocínio lógico e dedutivo. Isso quer dizer que ele vai aprender, mas vai aprender, sobretudo, nos seus próprios termos.

Eu entendo que, apesar dos óbvios benefícios das Anotações Visuais como estratégia de ensino-aprendizagem, estamos ainda na fase de reconhecimento e também de confiança sobre a aplicabilidade da técnica.

Mas, eu acredito que o foco principal das Anotações Visuais como estratégia é abrir portas para que os alunos experimentem novas formas de pensar e aprender. E a mesma coisa vale para nós que ocupamos esse lugar de ensinar, pois assim como os estudantes, também é valioso nos permitir a novas experiências. Afinal, sempre seremos eternos aprendizes!

E agora? Está pronto para inserir as Anotações Visuais na sua estratégia de ensino-aprendizagem?

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