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Storytelling visual: o poder dos recursos visuais para contar histórias que conectam

Você já ouviu falar do storytelling visual? Pode ser que ainda não saiba do que se trata o conceito, mas, certamente, já foi impactado pelo seu poder. Storytelling visual é uma narrativa que envolve o uso de elementos gráficos, imagens, fotos, ilustrações e vídeos para envolver o público na história.

Desde os primeiros desenhos feitos pelos homens das cavernas, a narrativa construída com elementos visuais tem comprovado que é uma forma de envolver, cativar e motivar diferentes públicos ao longo da nossa história.

Esse tipo de construção leva o espectador para uma experiência sensorial impactante. O conjunto de recursos visuais utilizados despertam emoção e, muitas vezes, nos conduz para uma ação.

Nesse artigo, você vai compreender o poder dos recursos visuais para contar histórias que conectam, educam e motivam.

A narrativa visual possibilita que uma história complexa possa ser contada em uma linha do tempo mais compacta e simples. Um exemplo interessante é o infográfico. 

O infográfico se caracteriza pelo uso de ilustrações explicativas a respeito de um tema específico. Através dele é feita uma representação visual de uma informação. É mais didático e facilita a assimilação do conteúdo. Por isso, é uma ferramenta muito utilizada no marketing de conteúdo.

Assim como é no infográfico, outros formatos que utilizam a narrativa visual se beneficiam da estrutura básica de contar uma história. Com recursos visuais, fica muito mais dinâmico construir o arco de começo, meio e fim em poucos passos. 

Um post no Instagram ou um vídeo no Youtube, por exemplo, pode viralizar rapidamente apenas com a técnica de contar história – com começo, meio e fim – através de imagens.

 

O cérebro ama storytelling visual

Você já parou para analisar como construímos nossas percepções? A maior parte das nossas impressões a respeito do mundo acontece através da visão. Não é à toa que somos cada vez mais abordados por estímulos visuais. 

Olhe para o lado e perceba como as informações estão chegando até você. Geralmente são fotos, vídeos, desenhos ou ilustrações. Isso acontece porque a maioria das pessoas respondem melhor aos estímulos visuais, considerando que o cérebro consegue processar imagens até 6 mil vezes mais rápido do que textos.

Outro ponto interessante é que o cérebro ama histórias. O neuroeconomista mundialmente conhecido pelas pesquisas com ocitocina, Paul Zak, passou os muitos anos procurando entender por que as histórias podem nos levar às lágrimas, mudar nossas atitudes, opiniões e comportamentos e até nos inspirar – e como as histórias mudam nossos cérebros, muitas vezes para melhor. 

Segundo Zak, “como criaturas sociais que se afiliam regularmente a estranhos, as histórias são uma maneira eficaz de transmitir informações e valores importantes de um indivíduo ou comunidade para outro. Histórias que são pessoais e emocionalmente atraentes envolvem mais o cérebro e, portanto, são mais lembradas do que simplesmente declarar um conjunto de fatos”.

Ora, se a maior parte dos receptores sensoriais estão nos olhos e o cérebro ama histórias, podemos concluir que o cérebro também ama storytelling visual. 

Nessa perspectiva, por que você ainda não está investindo na criação de narrativas visuais para se conectar com a sua audiência? Por que está complicando o seu conteúdo, quando pode oferecer mais contexto emocional e significado com visuais metafóricos acentuados pela narrativa?

Veja, a seguir, motivos reais para aprender a usar os recursos visuais e, assim, contar histórias que conectam o seu público.

5 motivos para usar os recursos visuais em sua história

  1. A narrativa visual ajuda a minimizar a sobrecarga de informações. Para você ter uma ideia, um estudo da University of Southern California, divulgado em 2011, indicou que cada um de nós recebe cinco vezes mais informações hoje do que em 1986.
  2. Recursos visuais são mais persuasivos. Um estudo da Wharton School of Business descobriu que apresentações com recursos visuais eram 17% mais persuasivas do que aquelas sem esse suporte.
  3. Infográficos e outros formatos visuais que contam uma história são mais fáceis de lembrar para a mente humana. Geralmente, as pessoas se lembram de 10% do que ouvem, 20% do que leem e 80% do que veem e fazem.
  4. Narrativas visuais bem pensadas e projetadas são mais atraentes do que tabelas, gráficos e textos. Elas estimulam a área do cérebro emocional sem sobrecarregar a área analítica.
  5. Os recursos visuais ajudam as pessoas a seguirem as instruções com mais facilidade do que as orientações sem esse apoio visual. Além disso, quando o storytelling visual é bem planejado, as informações se tornam mais divertidas, fáceis de compartilhar e muito envolventes.

Além dos motivos citados acima, é relevante considerar alguns pontos ao construir uma narrativa visual. 

Veja!

 

Storytelling visual – elementos importantes

 Uma narrativa visual interessante contempla pelo menos dois importantes componentes. Para tornar a sua história mais envolvente, observe esses elementos:

  1. Captar atenção. Imagina que você precisa compartilhar muitos dados. Transmitir essas informações com apenas textos e números pode espantar ou entediar o público. Agora, ao mostrar um contexto para esse conteúdo, muda completamente a percepção da audiência. Afinal, o que significam esses dados para quem está te acompanhando? Qual a história por trás desses resultados? Ao priorizar elementos visuais, você pode, ao mesmo tempo, manter a integridade desses dados e prender a atenção da plateia numa narrativa coerente e dinâmica. Lembre-se que o cérebro processa as informações visuais muito mais rápido.
  1. Gere solução ou insight.Para serem lembradas depois, as histórias precisam gerar algo no espectador, seja emoção, solução para um problema ou um insight. Ao criar sua narrativa visual, considere esse componente. O que você quer transmitir com a sua história? O que você quer ensinar, motivar ou refletir?

Acredito que, ao chegar nesse ponto da leitura, você percebeu o poder dos recursos visuais e também que pode transformar o seu conjunto de informações em uma envolvente narrativa visual. 

Você não precisa de um grande orçamento ou habilidades com desenho, mas de uma mensagem e uma estrutura narrativa visual que leve o seu espectador para uma ação (solução, reflexão ou insight).

Então, que história visual você está pronto para contar?

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