As Habilidades do Futuro X Anotações Visuais

Em 2016, eu li uma reportagem da revista Exame* que falava sobre as 10 principais habilidades que os profissionais deveriam desenvolver até 2020 para “ter sucesso no trabalho”.

Estas habilidades apareceram no relatório publicado pelo Fórum Internacional Econômico** sobre as mudanças que precisariam ocorrer devido ao novo contexto da Quarta Revolução Industrial: era da robótica avançada, automação no transporte, inteligência artificial e aprendizagem automática.

O que mais me surpreendeu na época, é que nenhuma das 10 habilidades eram técnicas, ou seja, aquelas que são aprendidas em aulas, livros, apostilas, ou mesmo no trabalho, e são quantificadas e tangíveis.

Todas, sim todas as 10 habilidades eram pessoais ou interpessoais e estavam relacionadas a comportamentos, à forma de interagir e se relacionar com as pessoas. E eu achei isso incrível!

Fez todo sentido pra mim! Afinal, se estamos entrando em uma era onde a tecnologia, inteligência artificial e robótica irão se encarregar de algumas tarefas técnicas (aprendidas), nada mais inteligente do que desenvolver o homem para se tornar mais humano!

Esta lista de habilidades foi atualizada no início de 2019. São elas:

1. Resolução de problemas complexos
2. Pensamento crítico
3. Criatividade
4. Gestão de pessoas
5. Coordenação
6. Inteligência Emocional
7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
8. Orientação para servir
9. Negociação
10. Flexibilidade cognitiva

As 10 habilidades ficaram na minha mente e sempre reflito sobre elas, pois não acredito que elas sejam importantes apenas para “ter sucesso no trabalho”, mas também para ter sucesso na vida, evoluir, se relacionar e criar um mundo melhor para todos.

Durante meus estudos e pesquisas sobre o Pensamento Visual, e a observação e análise de como as ferramentas visuais impactam nossa vida, eu comecei a perceber que fazer Anotações Visuais pode nos ajudar a desenvolver algumas dessas habilidades e melhorar nossa relação com outras.

Compartilho com vocês o resultados dessas reflexões a partir de leitura de artigos e livros, da observação da evolução dos alunos durante os workshops e dos depoimentos de ex-alunos que continuaram a praticar as Anotações Visuais:

1. Resolução de problemas complexos
Quando você consegue mapear visualmente questões e problemas complexos, fica muito mais fácil observar, analisar e tentar encontrar soluções. Se você estiver tentando encontrar soluções em um grupo, este mapeamento é ainda mais importante, pois ele coloca todos os envolvidos na mesma página, alinhando as informações.
Nossa mente se sente confortável diante da visão global que o mapeamento proporciona, nos ajuda a refletir sobre os problemas e facilita o brainstorming.

2. Pensamento crítico
No relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o pensamento crítico é definido como o uso da lógica e da racionalização para identificar forças e fraquezas de soluções alternativas, conclusões e abordagens a problemas.
Uma das etapas das Anotações Visuais é a síntese das informações. Usamos nosso senso crítico para curar as informações que chegam.
Não estamos falando da mesma coisa, mas usamos o mesmo tipo de lógica nas duas atividades, e por isso, treinamos o cérebro para a mesma finalidade.

3. Criatividade
Esta habilidade era a 10a da lista em 2015 e agora faz parte das três habilidades mais destacadas para 2020.
Parece redundante dizer, mas as imagens mexem com nosso imaginário e despertam nossa criatividade. E a associação das linguagens verbais e visuais na construção de conteúdos fazem nosso cérebro estabelecer um novo mindset, operando na sua maior totalidade e ativando áreas diferentes durante a mesma atividade. Isso nos ajuda a ser mais criativos e pensar de uma forma diferente e nova.

4. Gestão de pessoas

5. Coordenação (das próprias ações de acordo com as ações de outras
pessoas)

6. Inteligência Emocional

8. Orientação para servir

9. Negociação
Não tenho conhecimento de como a prática de Anotações Visuais podem ajudar a desenvolver essas habilidades de forma direta. Mas criar materiais visuais para conduzir times, se comunicar com pessoas e lidar com situações difíceis, com certeza é uma forma de diminuir ruídos na comunicação, derrubar barreiras e acessar emoções.
O psiquiatra Carl Jung criou o conceito de arquétipos e um deles é o da criança interior. Quando desenhamos para alguém, é como se nossa criança interior estivesse convidando a criança interior do outro pra brincar. Isso é lindo demais!
E tem um poder enorme!
O outro se sente acolhido e percebe que você preparou algo pra falar com ele, o que pode mudar o humor e até mesmo a sensação das pessoas.
E não tem nada a ver com a qualidade e precisão do desenho, mas sim com a simplicidade que ele pode transmitir.
Desenhamos à mão há milênios e esta é uma forma de comunicação que nos traz emoções boas e conforto, pois é natural para nosso cérebro, uma vez que vem antes da codificação da escrita.

7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões
Aqui também temos o benefício das Anotações Visuais se usarmos as ferramentas para mapeamento das possibilidades. Fica mais fácil alinhar as informações, decidir e julgar o que é relevante.

10. Flexibilidade cognitiva
Capacidade de criar ou usar diferentes conjuntos de regras para combinar ou agrupar as coisas de diferentes maneiras. É assim que o relatório do Fórum Econômico Mundial define a flexibilidade cognitiva.
Usar o Pensamento Visual e suas ferramentas para desenhar este processo faz toda a diferença! Ele fica mais eficiente, assertivo e pode minimizar o tempo usado no processo como um todo.

 

2020 CHEGOU!

Sabemos que o mundo não muda na virada do ano, que estamos em um processo de evolução e adaptação constante. Mas se você puder fazer uma promessa de ano novo que irá trazer benefícios sem limite na sua vida, prometa a si mesmo que vai introduzir as Anotações Visuais na forma como você registra e comunica informações.

E compartilhe com a gente quais mudanças elas trouxeram à sua vida. Tenho certeza que você terá muito o que nos contar 😉

 

 

*Link da repostagem da Exame: https://exame.abril.com.br/carreira/10-competencias-que-todo-professional-vai-
precisar-ate-2020/

**Link do relatório publicado pelo Fórum Internacional Econômico: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf