4 estratégias para usar o Pensamento Visual nos negócios

Vamos falar sobre pensamento visual e entender como podemos priorizá-lo como estratégia de negócio? Como você já deve ter lido aqui no blog, pensamento visual tem relação com a nossa capacidade de acessar o processamento visual do cérebro.

Em linha gerais, independentemente se você pensa em imagens ou palavras, o seu cérebro vai gerar, na maioria das vezes, representações visuais para te ajudar a compreender essas informações.

De acordo com Noah Iliinsky, coautor de Designing Data Visualizations and Beautiful Visualization, os seres humanos, de uma maneira geral, são “criaturas naturalmente visuais”. Para estudiosos dessa área, nós, humanos, não apenas apreciamos imagens, como também somos pensadores mais eficientes quando acionamos as nossas representações visuais.

Você já consegue entender a importância de conhecer e dominar essa habilidade, certo?

Reflita sobre esse estudo de caso, então. A Mindlab International no Sussex Innovation Center realizou um estudo para entender como os funcionários de escritório gerenciam os dados existentes usando software tradicional e quão eficiente é esse processo.

Olha que curioso um dos principais resultados. Ao realizar tarefas rotineiras no escritório, se os dados forem exibidos de forma mais visual (como por meio de mapas visuais), os indivíduos são 17% mais produtivos e precisam usar 20% menos recursos mentais.

Esses e outros resultados reforçam que o cérebro processa mais rapidamente quando as informações são visuais.

Se você tem um volume muito grande de informações para serem processadas, o melhor aliado para transmiti-las são os recursos visuais. O mapeamento visual ajuda o cérebro a fazer conexões mais rápidas, explorando e compreendendo uma significativa quantidade de dados de uma só vez.

Estamos vivendo em uma era com sobrecarga de informações. Se você olhar ao seu redor, vai perceber como os elementos visuais ajudam a captar e interpretar os dados que são apresentados a todo instante.

Um relatório ou pesquisa, por exemplo, se torna mais acessível na sua compreensão quando vem acompanhado de gráficos que explicam os resultados.

“Se olharmos para um mar de números, rapidamente nos perdemos, mas ver esses números exibidos como gráficos nos permite explorar e entender os dados e suas implicações”, comentou Stephen Few, autor de Now You See It and Show Me the Numbers, em um artigo.

Com esses exemplos, você vai concordar que é importante criar estratégias para usar o pensamento visual nos negócios.

Então, anota aí 4 estratégias para você usar o pensamento visual na sua empresa!

1. Apresentação de projetos ou produtos

Apresentar um projeto ou produto pode ser complexo, dependendo do volume de informações e dados necessários para explicar a ideia ou conceito. Entretanto, é importante que cada parte interessada nessa apresentação entenda os argumentos.

Antes de aprofundar as explicações, porém, é interessante mostrar um esquema visual do projeto ou produto. Por exemplo, se você vai lançar um aplicativo, pode apresentar um wireframe com a interface da proposta, relacionando com esboços simples as funcionalidades do produto.

Essa estratégia de pensamento visual pode ser aplicada em qualquer produto, apresentando-o por etapas ou por peças, com o objetivo de demonstrar como é o resultado final.

É um processo que provoca uma percepção mais concreta em torno da ideia. Isso também permite que você obtenha feedbacks mais assertivos, pois com mais entendimento sobre o projeto ou produto, as pessoas conseguem contribuir mais efetivamente nessa cocriação, o que é muito positivo e pode ajudar a direcionar os recursos para as áreas certas.

Além disso, com esse tipo de apresentação e feedback, é possível elaborar outras versões do projeto até chegar ao resultado ideal. É uma maneira de obter opiniões mais conscientes e reduzir o tempo na correção de possíveis falhas.

Com recursos do pensamento visual, você tem estratégias que apresentam mais flexibilidade e, portanto, mais possibilidades de direcionar seus projetos para um resultado efetivo.

2. Resolução de problemas

Alexander Osterwalder, conhecido por seu trabalho em modelagem de negócios e desenvolvimento do Business Model Canvas, afirmou que “qualquer problema pode ser esclarecido por uma imagem”.

Interessante, não é mesmo?

Ainda segundo Osterwalder, um “artefato visual” permite que as pessoas reajam a algo concreto. “Desenhar algo, mesmo que mal feito, torna um conceito abstrato concreto, dando às pessoas a oportunidade de reagir a ele”, argumentou.

Isso nos dá muito material para refletir. O uso de recursos visuais ajuda a resolver problemas, porque oferece a possibilidade de visualizar a questão e as possíveis soluções.

Se você tem uma questão desafiadora no negócio, esboce o problema em um quadro branco ou desenhe em um papel. Também pode usar post-it ou recursos digitais.

A ideia aqui é tornar algo que ainda pode estar muito abstrato em uma situação mais concreta, onde mais pessoas podem contribuir com ideias, suavizando as dificuldades ou encontrando novas resoluções para o problema.

3. Mapeamento de processos

Os processos são imprescindíveis, eles movem o negócio. Cada projeto, tarefa, produto ou serviço precisa de etapas bem definidas. Contudo, os processos precisam passar por mudanças constantes para se adaptarem às pessoas e aos ambientes com os quais interagem.

E quando eles precisam ser criados ou adaptados, pode ser desafiador repassá-los para as pessoas. Neste caso, o pensamento visual pode e deve ser aplicado para facilitar essa adaptação.

Além de ser documentado, cada etapa de um processo também pode ser representada visualmente. No final, você terá um mapa com as fases bem sinalizadas.

Com esse recurso, fica mais fácil organizar o treinamento de equipes e obter feedbacks em relação à adequação aos novos processos.

Resumindo, o pensamento visual ajuda a mapear processos, a avaliar as etapas e a facilitar a adaptação.

 4. Reconhecimento da equipe

Como você mostra que reconhece o valor que a equipe tem para o seu negócio? Aliás, você demonstra a sua apreciação e admiração pelas pessoas que ajudam no desenvolvimento da empresa?

Chega o fim de ano e você apresenta o balanço dos resultados. É o que acontece em muitas organizações. Mas, também é importante demonstrar o que as pessoas que fazem parte desses resultados significam para você e a sua empresa.

Felizmente, você tem à disposição muitas ferramentas visuais para fazer esse reconhecimento. Você pode aproveitar para criar um imenso mural de recados para os membros da equipe, fazer um vídeo com imagens dos colaboradores trabalhando ao longo do ano ou criar um website especial para agradecer a todos pela dedicação.

Os gestos podem ser simples ou mais sofisticados, o interessante mesmo é ser autêntico, para gerar mais conexão e identificação com a empresa.

Bem, até aqui você já compreendeu que pode implementar diferentes estratégias para usar o pensamento visual nos negócios e, assim, lidar com a complexidade do volume de informações, além de agilizar o processamento de ideias, a resolução de problemas e gerar mais conexão com as pessoas que fazem parte dos seus resultados.

Para mim, o ponto chave desse texto é entender o alcance do pensamento visual. Se você analisar todo o nosso contexto atual, vai perceber que essa é a linguagem do século. Com o pensamento visual, é possível transformar o complexo em simples, tornando a comunicação mais clara e acessível.

Sabe o que é mais interessante? É uma habilidade inteiramente focada no ser humano, pois trabalha com recursos para alcançar os significados que as pessoas atribuem às ideias.

Agora, imagina como essa habilidade ganha brilho quando é trabalhada em colaboração, no coletivo? É uma maneira muito eficaz de alcançar resultados realmente incríveis.

Agora, você está pronto para criar suas próprias estratégias e usar o pensamento visual nos negócios. Permita-se!

 

Até breve!

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