5 benefícios de rabiscar para o nosso bem-estar

Rabiscar traz muitos benefícios para o nosso bem-estar. Você pode não ter, AINDA, percebido como essa prática faz bem em diferentes níveis na sua vida. Mas, hoje, você vai conhecer alguns efeitos positivos que essa atividade criativa provoca e nem sempre temos consciência sobre esses resultados.

Em muitos casos, rabiscar é interpretado como um sinal de não prestar atenção ao ambiente ou ser indelicado com a situação. Quantas vezes, em sala de aula, um professor já “puxou a orelha” do aluno por causa de rabiscos que ele fazia no caderno? Você deve ter visto algo parecido com isso na época do colégio.

Mas, permita-me trazer outra perspectiva para você sobre rabiscar. Essa prática pode ter um efeito terapêutico, sabia? O rabisco, apoiado por muitas pesquisas, já demonstrou que pode sim trazer diversos benefícios para o nosso bem-estar.

Aqui em nossa equipe temos um exemplo bem bacana para compartilhar. A mãe de um dos integrantes do nosso time estava passando por um momento bem delicado, precisando lidar com o luto. Triste e sem ânimo para nada, os filhos começaram a buscar alternativas para ajudar a mãe.

Uma das soluções foi rabiscar e, posteriormente, evoluiu para colorir mandalas. Durante meses, essa atividade ocupou e relaxou a mente dela. O tempo passou, ela voltou a sorrir e a se dedicar a outras coisas. Mas, o que devolveu a ela o ânimo, primeiramente, foi o ato simples de rabiscar. Isso abriu portas para outras abordagens terapêuticas até chegar na fase de entendimento com o seu luto.

Isso mostra como os rabiscos podem fazer transformações mais significativas do que você imagina!

Então, vamos explorar alguns benefícios que os rabiscos podem trazer para a nossa vida e bem-estar?

1. Rabiscar ajuda a gerenciar as emoções

Muitas pessoas não conseguem expressar verbalmente o que está sentindo. Entretanto, ao rabiscar elas conseguem representar a emoção, porque na mente pode vir a imagem que descreve o sentimento.

Exemplo: Você está se sentindo sobrecarregado, mas não consegue dizer o que é esse peso. De repente, rabisca uma nuvem escura de tempestade para expressar um clima sombrio, porque é essa a imagem que vem a sua cabeça quando pensa sobre o que está sentindo naquele momento.

Uma equipe da Universidade da Califórnia em San Diego estava testando uma plataforma de desenho digital chamada UbiSketch, que eles projetaram. Durante o período de teste, eles descobriram que os usuários geralmente faziam esboços das imagens que descreviam seus sentimentos.

O mais interessante é que os usuários, além de esboçar o sentimento, enviavam esses desenhos para seus amigos e familiares. Um dos casos relatados pelo teste é de um homem que desenhou o seu cérebro exausto do trabalho e do bebê recém-nascido. Outro usuário compartilhou uma imagem de seu trabalho de conclusão de curso pairando sobre ele quando o prazo se aproximava.

Esses rabiscos expressavam as emoções dessas pessoas que, provavelmente, não conseguiam descrever o que estavam sentindo. Quando conseguimos expressar de alguma forma o sentimento, fica mais fácil gerenciar as emoções. Afinal, precisamos, primeiro, entender o que está acontecendo dentro de nós para lidarmos com os pensamentos, impulsos e ações decorrentes do nosso estado emocional.

Nessa perspectiva, rabiscar é uma maneira leve, lúdica e simples para gerenciarmos as nossas emoções.

2. Rabiscar reduz o estresse

Você ainda tem dúvida de que rabiscar alivia o estresse? Pois bem, algumas pesquisas já mostram que rabiscar ajuda a relaxar, assim como outras atividades visualmente criativas como fazer colagens ou colorir desenhos.

O melhor dessa informação é a simplicidade da aplicação, ou seja, você precisa apenas de papel e lápis (ou caneta), ou seja, literalmente o que você já tem à mão. Não é incrível?

Essas pesquisas acreditam no benefício de rabiscar para amenizar o estresse porque há um entendimento de que essa prática acalme a amígdala. Essa parte do cérebro é responsável pela nossa resposta de “fuga ou luta” diante de situações que nos remetem a algum perigo. Essas situações ativam nosso modo de sobrevivência e disparam diversas reações no corpo.

Logo, é muito importante “acalmar” essa parte do cérebro e evitar reações fisiológicas que estão ligadas ao estresse e à ansiedade.

Rabiscar é uma atividade que relaxa e libera a tensão. O relaxamento ajuda a limpar a mente, abrindo caminho para pensamentos e ideias mais positivas e criativas.

3. Rabiscar ajuda a melhorar o humor

O rabisco não apenas pode deixá-lo (a) mais relaxado e criativo, como pode te ajudar a melhorar o humor. Se você consegue processar as emoções com mais facilidade através dos rabiscos e acalmar a sua mente, é natural mudar o seu ânimo com a prática de rabiscar.

Em 2017, pesquisadores da Drexel University, na Filadélfia, examinaram a ativação cerebral medida por luz infravermelha em participantes durante algumas formas de expressão criativa, dentre elas o rabiscar.

Todas as atividades artísticas analisadas, particularmente o rabiscar, ativaram as vias de recompensa no cérebro. Com isso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que “fazer arte pode ser uma maneira de regular o humor e comportamentos viciantes”.

4. Rabiscar melhora sua memória

Um dos maiores estudos sobre rabiscos, realizado pela psicóloga Jackie Andrade na Universidade de Plymouth, no Reino Unido, mostrou que as pessoas que utilizaram rabiscos durante o teste apresentaram melhor memória de curto prazo em relação àquelas que não rabiscaram.

No teste, a pesquisadora pediu às pessoas que ouvissem uma mensagem telefônica chata. Em seguida, elas precisavam lembrar as informações da mensagem depois.

Metade dos participantes foram solicitados a sombrear alguns quadrados e círculos durante a mensagem, mas foram orientados a não se preocupar com a limpeza ou manter as linhas.

Os pesquisadores notaram que os participantes que rabiscavam enquanto atendiam a mensagem telefônica eram capazes de lembrar 29% mais informações do que aquelas que não rabiscavam durante a ligação.

Com esse resultado, podemos relacionar que rabiscar enquanto processa algumas informações ajuda a melhorar a memória.

5. Rabiscar ativa a sua criatividade

Muitas vezes, aumentamos os nossos níveis de estresse e ansiedade porque estamos tão concentrados nos problemas que não conseguimos enxergar as soluções.

Resumindo, bloqueamos a nossa criatividade!

Nesse caso, rabiscar pode ser a solução para você encontrar as suas soluções! Através do rabisco, você pode descansar os circuitos de foco do seu cérebro e fazer com que eles ampliem a visão que você tem sobre a situação que está exigindo a sua atenção. Isso, por sua vez, fará com que a criatividade flua e ajude a resolver o problema em questão.

Segundo Jesse Prinz, filósofo e professor da City University of New York, muito foco resulta em pensar demais. Isso cria um obstáculo em nosso processo de pensamento criativo.

Uma boa sugestão é dar uma pequena pausa para rabiscar e, assim, explorar diferentes ideias e conceitos, ampliando o quadro geral da situação e desenhando novas estratégias.

Muito bem! Agora você já sabe que rabiscar pode trazer muitos benefícios para o seu bem-estar. Assim, da próxima vez que você se encontrar sob estresse, enfrentar dificuldade em se concentrar e lembrar ou lidar com o famoso bloqueio criativo, faça exercícios de rabiscar sem moderação. Você vai entender como o rabisco pode ser a ferramenta que vai virar o jogo a seu favor.

Se rabiscar faz de você uma pessoa feliz e criativa, como faz comigo, compartilhe sua experiência com a gente.

Até breve e feliz rabisco!

Siga nas Redes Sociais: