5 desafios de comunicação que podem ser resolvidos com as Animações

Envolver uma boa ideia com a leveza e a didática das animações te parece uma estratégia atraente? Provavelmente, a sua resposta será positiva e você não estará errado. A animação já provou que é uma forma eficaz de comunicação, pois, além de acelerar a compreensão, tem a capacidade de cativar qualquer público, informar, narrar ou explicar conceitos bem complexos.

E se você parar e analisar essa capacidade das animações, vai perceber como elas ajudam a resolver muitos desafios de comunicação que enfrentamos atualmente. 

Considerando o panorama geral, entendemos que está cada vez mais complexo alcançar, efetivamente, o público-alvo, no concorrido ambiente de mídia e comunicar conceitos, ideias e produtos.

Imagine essa situação: as ideias não param de fluir! Você está surfando em criatividade e muito feliz com esse processo. Mas, quando chega na parte de comunicação, a realidade pode despontar como um grande obstáculo para seus projetos. 

É muito comum toparmos com alguns critérios que exigem soluções assertivas seja para contar uma história com dados estatísticos, tornar abstrato algo tangível ou adequar um projeto ao seu orçamento. 

Neste caso, selecionei 5 desafios de comunicação que podem ser resolvidos com as animações, para você ter uma ideia de como essa linguagem pode ser a solução que você está buscando.

 

  1. Explicando conceitos complexos com Animações 

Você tem algo novo para apresentar ao mercado. Pode ser, por exemplo, um aplicativo de inteligência financeira, que vai revolucionar a maneira como as pessoas investem na bolsa de valores.

A ideia inicial é explicar didaticamente esse conceito que, à primeira vista, pode parecer complexo para o público-alvo. O vídeo tradicional pode ser a melhor solução para essa estratégia de comunicação, porém, ao planejar o desenvolvimento desse projeto, você precisa de uma comunicação simples, mas que desperte o lado lúdico e a atenção do público.

Uma opção muito viável para isso é um vídeo explicativo animado. Com as animações, você consegue comunicar o conceito do seu projeto, utilizando todos os elementos que possibilitam tornar algo abstrato uma realidade tangível. 

Esse, inclusive, é o tipo de desafio que mais recebemos aqui na empresa. Um bom exemplo foi uma animação que desenvolvemos para a Raízen.

Eles criaram um padrão para o pagamento de remuneração variável, que é um conceito complexo. A etapa seguinte era explicar e comunicar para todos os colaboradores o funcionamento desse modelo de pagamento.

Como eles atuam em muitas frentes, seus colaboradores estão alocados no campo, na indústria e em grandes escritórios em algumas capitais do Brasil.

Nossa tarefa foi criar uma comunicação única, que fosse clara e simples.

Considerando que seus colaboradores tinham culturas, repertórios e graus de escolaridade diferentes, usar o desenho como linguagem para esta explicação foi uma escolha assertiva. O resultado foi maior do que a expectativa do cliente.

  1. Humanizando suas histórias com 

Um texto bem escrito, contemplando os principais passos de uma narrativa envolvente, tem potencial para humanizar histórias.

Ouvimos histórias desde a infância, o que torna esse tipo de comunicação o mais usado por todos nós ao longo da vida. Agora, imagina esse roteiro poderoso ganhando vida com as animações! 

Você vai chegar ao coração da audiência. É um tipo de comunicação que capta e mantém a atenção das pessoas, facilitando o engajamento do projeto.

  1. Transformando dados em histórias animadas

Quem já precisou apresentar dados, sabe como pode ser uma entrega desafiadora. Para muitas pessoas, a compreensão de gráficos e tabelas pode ser simples. 

Contudo, para muita gente, esse formato de informação pode parecer uma linguagem completamente desconhecida, ou seja, a comunicação é afetada pela dificuldade de a mensagem ser compreendida.

Você pode resolver esse desafio de comunicação, transformando os dados em histórias animadas. É possível extrair a essência desses dados e fazê-los brilhar, alcançando não apenas a mente do público, mas também seus corações.

Recentemente, fizemos uma animação para a São Martinho e utilizamos a metáfora da produção de cana na fazenda para humanizar a mensagem do cliente.

Mostramos dados e informações numéricas de uma forma mais leve e compreensível, pois o objetivo era comunicá-los para um grupo de pessoas onde nem todos tinham familiaridade com esse tipo de informação.

Essa transformação de dados em história foi abraçada pela equipe de marketing e estratégia, pois o objetivo, além de apresentar um novo posicionamento, era facilitar a comunicação entre a empresa e o seu público-alvo.

  1. Resolvendo o desafio com outros idiomas 

Um desafio de alto nível para muitas organizações. Às vezes, é preciso considerar que o projeto ou conceito será compartilhado em outros idiomas.

Sim, é possível trabalhar com legendas ou dublagens, mas há outras questões para analisar antes de investir nesta ideia. Além dos desafios da tradução, temos que ter um cuidado redobrado para que a comunicação não gere ruídos devido às diferenças culturais.

Nessa perspectiva, mais uma vez, as animações despontam como alternativa assertiva, quando usamos desenhos e símbolos “universais” e compreensíveis por diversas culturas. Quando idealizadas minuciosamente, frame a frame, combinadas com uma boa trilha sonora, o texto pode ser o mínimo possível (ou até não ter texto).

Bem planejadas, as animações ainda podem passar uma comunicação pensada para aquele mercado local e, não algo, que foi simplesmente adaptada para outro idioma. 

 

  1. Adaptando-se ao orçamento com as Animações

Como você já deve ter percebido, nos desafios de comunicação que podem ser resolvidos com as animações, a facilidade em adaptar-se ao seu orçamento é uma grande vantagem.

Quase sempre os custos com animações são bem mais acessíveis do que vídeos gravados de lugares ou mesmo pessoas, pois necessitam de menos recursos e têm processos mais rápidos.

Com as animações, não é preciso se preocupar com locações, atores, equipamentos, maquiadores e outros desafios de logística e custos.

Muitas vezes, o menos gera mais resultados. Investir na criação de personagens animados em 2D, com planos de fundo simples por exemplo, pode ser uma ótima opção.

Além disso, criam uma conexão mais humanizada e divertida para quem assiste, o que explica o grande sucesso dos vídeos com animação estilo “draw your life”.

Nós já criamos animações para grandes corporações, mas também para startups e empreendedores que perceberam o valor que um vídeo desenhado tem em relação ao investimento realizado. 

 

Animação não é “bombril”, mas tem mil e uma utilidades

Com as animações, você pode transformar o complicado em simples, o abstrato em tangível, o invisível em visível, números em uma história envolvente, dentre muitas outras alternativas.

O orçamento continua sendo importante, porém, as animações liberam sua imaginação. Para criar, nem o céu é limite! 

Além disso, você vai contar com alguns benefícios, veja:

  • Envolvimento e engajamento da equipe durante o processo criativo, uma vez que o cliente participa dessa etapa;
  • Transformações de ideias que parecem malucas em conceitos memoráveis para sua marca;
  • Mais conexão com o público-alvo, porque as animações têm muito potencial para despertar fortes emoções, o que influencia na retenção de informações;
  • Mais atenção do público para receber a mensagem da sua comunicação;
  • Flexibilidade na edição dos vídeos. Você pode criar qualquer cena que desejar, adicionando ou removendo elementos relevantes com mais rapidez;
  • Versatilidade para adaptar qualquer estilo de mensagem.
  • O colorido e a narrativa dinâmica dão mais vida à mensagem, mesmo que ela seja técnica demais.

Já falei em outros artigos sobre a importância de nossa habilidade de pensamento visual para o processamento e retenção de informações. Com essa compreensão e pautada pelas minhas próprias experiências, posso afirmar que as animações têm o poder de enriquecer a comunicação e estimular a resposta emocional.

Recapitulando o artigo, com as animações, você pode resolver muitos desafios de comunicação e nem o céu é o limite para tudo que você pode criar com elas. 

Se você ficou interessado nesse tipo de linguagem que pode ser a solução que precisa para seus desafios de comunicação, entre em contato e vamos bater um papo animado sobre essa técnica!

Clique aqui e saiba mais como funciona este serviço.

Siga nas Redes Sociais: