Andragogia e Anotações Visuais: desenhando novas experiências para a aprendizagem de adultos

Andragogia e Anotações Visuais. Essa combinação é possível para ajudar a desenhar novas experiências para a aprendizagem de adultos? A resposta é SIM!

A ciência de orientar adultos a aprender pode utilizar o método que sintetiza as principais informações de um conteúdo através de desenhos, textos e outros elementos gráficos para dar mais fluidez ao processo de aprendizagem.

Parece natural o processo de aprendizagem, não é mesmo? Afinal, damos como certo que as pessoas sabem como aprender, considerando, especialmente, o modelo de educação que temos contato na escola.

O que nem sempre percebemos é que os currículos escolares são desenvolvidos para contemplar o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Mas, e os adultos? Como eles aprendem?

Aqui está o desafio! O adulto não responde aos mesmos estímulos que uma criança ou adolescente para se motivar a aprender.

Geralmente, os alunos aprendem na escola porque são colocados em um ambiente, com outras crianças ou adolescentes que têm aproximadamente a mesma idade e o mesmo nível de conhecimento e são estimulados a aprender. O principal ponto é a motivação deles que, normalmente, é externa.

Na maioria das vezes, eles passam pelo processo de aprendizagem para agradar pais e professores até chegarem a um grau de amadurecimento para entenderem o valor do que estão aprendendo.

O processo de aprendizagem do adulto é diferente. Quando ele escolhe aprender alguma coisa, é porque enxerga valor nesse conhecimento. Isso significa que ao pensar em treinamentos para adultos, principalmente, os que são oferecidos em empresas, é preciso entender que esse público-alvo tem demandas especiais, como:

  • Vontade de aprender material relevante;
  • Necessidade de se sentir conectado com a experiência;
  • Percepção de que o conteúdo pode influenciar no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Então, para abrir o caminho educacional que dialoga e compreende o adulto, precisamos conhecer mais a Andragogia. E nesse escopo, também descobrir como as Anotações Visuais podem ser uma ferramenta para facilitar esse processo de aprendizagem.

 

O QUE É ANDRAGOGIA?

Andragogia (do grego: andros – adulto e gogos – educar). Segundo o portal Brasil Escola, “Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferença em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato”.

O mais interessante é que essa abordagem começa por reconhecer as diferenças entre adultos e crianças e desenha experiências de aprendizagem a partir daí.

Na Andragogia, entende-se que as experiências de aprendizagem são criadas com os pressupostos de que os adultos chegam com seu próprio conjunto de experiências de vida e motivações. Dessa forma, eles têm mais autonomia para direcionar sua própria aprendizagem, construindo um processo onde aprendem melhor aplicando o conhecimento a situações concretas.

Uma questão importante levantada pelo Brasil Escola é sobre o papel do professor nessa abordagem. “A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla”, argumenta o portal.

Isso mostra relações horizontais, onde facilitadores e aprendizes somam seus empenhos para fundamentar o processo de aprendizagem. Nessa troca, o aluno aprendiz compartilha também o seu conhecimento, evitando o lugar de passividade, de apenas receber a informação.

Conseguimos compreender, portanto, que o processo para aprendizagem de adultos envolve percepção sobre a relevância do que está aprendendo, autonomia para fazer suas escolhas, experiência ativa na aplicabilidade do conteúdo e entendimento de que ele faz parte dessa construção.

Com essa compreensão, você pode perceber o benefício das Anotações Visuais para desenhar essas novas experiências para a aprendizagem de adultos.

 

ANOTAÇÕES VISUAIS PARA A APRENDIZAGEM DE ADULTOS

Anotações Visuais é um método que sintetiza, hierarquiza e organiza as principais informações de um conteúdo, combinando desenhos (sejam eles esboços, símbolos, formas e outros elementos visuais) e textos.

É uma abordagem diferenciada que engaja e conecta muito as pessoas com o conteúdo. As AVs são práticas, simples de aplicar e muito eficazes nos seus objetivos.

Na Andragogia, é importante combinar ferramentas e técnicas, pois nem todos os adultos aprendem da mesma maneira. Nesse caso, as Anotações Visuais se destacam pelas suas características de engajamento, conexão, estímulo da criatividade e ativação da parte lógica do cérebro, abrindo mais possibilidades no processo de aprendizagem.

As Anotações Visuais também contribuem com diversos benefícios, tais como: 

  • Mais segurança para a tomada de decisões;
  • Mapeamento de informações;
  • Mantêm o foco e a atenção;
  • Facilitam na retenção de informações;
  • Validação de conversas;
  • Facilitam a comunicação;
  • Mais autonomia na orientação da aprendizagem;
  • Melhor compreensão em conteúdos complexos;
  • Mais insights para soluções de problemas.


DESENHANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA A APRENDIZAGEM DE ADULTOS

O que acha de colocar a abordagem da Andragogia e a aplicação das Anotações Visuais em outra perspectiva? Até aqui, você já entendeu que a combinação dos métodos pode ser muito assertiva para a aprendizagem de adultos.

Mas, como desenhar novas experiências para esse processo?

Se você trabalha com treinamentos corporativos ou precisa ser criativo para manter a atenção de uma equipe, considere esses pontos fundamentais para a aprendizagem de adultos:

  • Experiência
  • Conexão
  • Valor

É interessante envolver o seu público, fazer com que ele sinta a experiência, se conecte e perceba o valor do que está aprendendo.

Com as Anotações Visuais, você pode desenvolver um “design de instrução”. Através da construção do conteúdo com elementos visuais e textos simples, você consegue unir os princípios que norteiam a aprendizagem de adultos e desenhar novas experiências.

Por exemplo:

  • Você pode construir um material como se fosse uma linha do tempo, utilizando recursos visuais e textos sintetizados para apresentar o conhecimento do passado, trazer novos fatos e pontos de vista, e concluir com as possíveis mudanças que podem ser geradas.

Veja a importância dessa informação. Pesquisadores da Universidade de Santa Barbara conseguiram comprovar que adicionar recursos visuais relevantes às palavras resultou em uma vantagem de 89% nos resultados de aprendizado.

Esse efeito, inclusive, foi maior para alunos com pouca experiência sobre um tópico. Isso significa que, quando adultos com diferentes níveis de especialização encontram um conteúdo de treinamento, aqueles com menos familiaridade com um tópico serão ajudados por recursos visuais.

Lembrando que moderação é a palavra-chave. Usar recursos visuais em excesso também pode prejudicar o aprendizado. Por isso, as Anotações Visuais são fortes aliadas para desenhar novas experiências para a aprendizagem de adultos, pois elas atuam com suas qualidades de organização, hierarquia e síntese das informações.

Com esse artigo, te incentivo a experimentar novas abordagens no processo de aprendizagem de adultos. Como você viu no texto, adultos aprendem de forma diferente. Para estimular a motivação desse público, é preciso mostrar o valor do material e caminhos para que ele se conecte com o objetivo do conteúdo.

Um dos caminhos que sugiro neste processo são as Anotações Visuais. O que acha? Está pronto para desenhar novas experiências? Conto com a sua adesão à técnica e espero que compartilhe seus resultados!

Siga nas Redes Sociais: