Anotações Visuais são ferramentas eficazes na era da Economia da Atenção

Atualmente, a atenção é um dos nossos recursos mais valiosos, principalmente, no mundo digital. Se você está “atento”, já deve ter percebido que lidamos, hoje, com a sobrecarga de informações e escassez de atenção. Quando focamos em algo, deixamos várias outras coisas de lado, concorda? Então, como viver nesse contexto de excesso de informações e capacidade limitada de concentração?

Nesse texto, quero mostrar como as Anotações Visuais são ferramentas eficazes na era da Economia da Atenção. Elas podem te ajudar a lembrar e conectar facilmente ideias e conceitos compartilhados em ambientes como reuniões, conferências e sessões de brainstorming.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre informação X atenção.

Quantas vezes, você já se viu numa reunião, onde todos falam, falam, ideias são apresentadas, e no final, fica com a sensação de que absorveu praticamente nada do que foi discutido? Quantas palestras, treinamentos e cursos você participou e não assimilou muito bem o conteúdo?

Se você, ainda, está procurando explicações para entender esse gargalo no processo de aprendizagem, guarde essa frase do economista Herbert Simon: “A riqueza de informação cria pobreza de atenção, e com ela a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente em meio à abundância de fontes de informação disponíveis”.

Pois é, assim como eu, você deve analisar o paradoxo dessas situações. Afinal, durante muito tempo na história, o acesso à informação foi algo sempre limitado. Educação era artigo de luxo, um direito para poucos privilegiados. Hoje, temos acesso em larga escala à informação.

Mas…

Apesar de mais contato com diversos tipos de informações, mantemos a mesma capacidade de processamento mental. O número de dias, horas e minutos permanecem iguais, concorda?

Logo, podemos concluir que, hoje, o fator limitante não é mais a informação e, sim, a atenção.

O que é atenção?

Segundo a American Psychological Association, a atenção é “um estado no qual os recursos cognitivos estão focados em certos aspectos do ambiente e não em outros”. Teoricamente, o valor da atenção é mensurável pelo tempo que focamos em uma coisa em particular.

No entanto, como escolhemos as informações que precisamos focar? Como aprendemos em meio ao excesso de informações? Resumindo, como alocar esse recurso tão valioso que é a atenção?

O que é a Economia da Atenção?

O conceito “Economia da Atenção” defendido pelo psicólogo, economista e Prêmio Nobel de Economia 1978, Herbert Simon. Também pesquisador, Simon apontou que a atenção era o “gargalo do pensamento humano”.

Ele sustentou que a atenção limita tanto o que podemos perceber em ambientes estimulantes, quanto o que podemos fazer. Não foi à toa que ele soltou aquela frase que eu pedi para você guardar no início desse artigo.

Em 1997, o físico teórico Micheal Goldhaber alertou o mundo para um fenômeno que já podemos perceber no nosso dia a dia. Ele argumentou que a economia internacional estava mudando de uma economia baseada em materiais para uma economia baseada em atenção, destacando o aumento de serviços online oferecidos gratuitamente.

Há um crescimento exponencial de carreiras que trabalham com a informação. Contudo, Goldhaber ressalta um detalhe bem importante: a informação não é escassa, a atenção sim.

Então, chegamos ao ponto principal desse texto. Em um cenário onde a atenção é recurso valioso, precisamos nos adaptar e buscar estratégias para mantermos nossa concentração no que realmente importa para a assimilação do conteúdo, criando, assim, um fluxo assertivo em nosso processo de aprendizagem.

Nessa perspectiva, defendo, como sempre, as Anotações Visuais como ferramentas potentes e eficazes para lidarmos com os desafios impostos pela era da Economia da Atenção.

 

Os benefícios das Anotações Visuais

As Anotações Visuais são uma técnica em que “desenhamos” o conteúdo que nos é apresentado em tempo real. Nessa atividade, usamos textos sintetizados e desenhos simples que atuam como chaves de memória para ideias complexas. 

Muitos estudos apontam que nós aprendemos melhor visualmente. Logo, as Anotações Visuais se alinham com a forma mais eficiente para o nosso processo de aprendizagem.

Elas são ferramentas eficazes para reuniões mais colaborativas, tomadas de decisão, organização de ideias e para melhor compreensão do conteúdo.

Veja alguns benefícios importantes das Anotações Visuais para melhorar a atenção:

  1. Conteúdo mais acessível

O cérebro humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos. Segundo um estudo do site inglês Kwiktum, 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais. Além disso, a pesquisa apontou que 40% das pessoas respondem melhor a uma informação visual do que a um texto simples.

E o que isso representa? Que quando usamos Anotações Visuais como ferramenta de registro de informações, o conteúdo fica mais acessível, com mais possibilidade de assimilação e conexão.

  1. Mais compreensão do conteúdo

Se as pessoas aprendem melhor visualmente e se as Anotações Visuais é uma técnica que utiliza elementos visuais para sintetizar as informações mais importantes, você terá maior compreensão do conteúdo utilizando essas ferramentas.

O conteúdo apresentado visualmente consegue estabelecer mais conexões entre as informações que são apresentadas, simplificando, inclusive, as ideias mais complexas.

  1. É mais fácil relembrar o conteúdo

Uma das principais funções das Anotações é acessarmos o conteúdo registrados posteriormente para “resgatar” informações importantes e usá-las em outra atividade, como trabalho, treinamentos, projetos etc.

Nós conseguimos lembrar de até 80% do que vemos, mas até 25% do que ouvimos. Uma vez ouvi um professor falar que aquilo que ouvimos, esquecemos. Mas, aquilo que nós vemos, nós lembramos.

Faz sentido, não é mesmo? Muitas vezes, é complicado recordar palavras, que são elementos mais abstratos para o cérebro reter como registro.

Os elementos visuais, ao contrário, nos mostram o que vemos no mundo real, e se aproximam da forma como pensamos e processamos informações: por meio de sinapses, e não linearmente como é a escrita.

Por isso, quando revisitamos uma anotação que foi organizada visualmente, lembramos com mais facilidade todo o conteúdo que ouvimos.

Olhar para um registro visual, seja em blocos, cartazes ou até mesmo em tablets é praticamente uma chave de acesso a recordação do conteúdo. Vale a pena e é uma maneira muito mais divertida de aprender.

 

  1. Melhora nossa comunicação

Hoje, em muitas reuniões e sessões de brainstorming as Anotações Visuais ou outras ferramentas visuais são utilizadas pelo poder de reter mais a atenção dos participantes e facilitar.

Quando transmitimos informações associando nossa fala a desenhos simples, elas se tornam mais atrativas para o cérebro. Além de torná-las mais simples e fáceis de serem compreendidas.

E nós sabemos a importância que isso tem quando queremos comunicar algo.

Muitos alunos dos nossos wokshops têm usado as Anotações Visuais ao facilitar treinamento ou reuniões e o feedback que recebemos deles é que os participantes, além de ficarem mais presentes e atentos, se tornam mais participativos e se engajam mais nas conversas.

Acredito que você já entendeu a importância de uma ferramenta como as Anotações Visuais, especialmente, em meio à sobrecarga de informações na era da Economia da Atenção.

À medida que continuamos a lidar com um excesso de estímulos tentando capturar nossa atenção, devemos, principalmente, nos concentrar em prestar atenção naquilo que realmente importa para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Agora, eu deixo uma provocação para você. O que você faz ou pretende fazer para não se perder no meio de tantas informações? Quer uma sugestão? Comece a adotar as Anotações Visuais!

Até o nosso próximo encontro!

Siga nas Redes Sociais: