AS ANOTAÇÕES VISUAIS e o PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Associar a linguagem visual e verbal nos ajuda a processar melhor as informações e nos comunicar de um jeito mais atrativo.

Para compreendermos a importância do uso de ferramentas visuais quando estamos anotando ou criando algum conteúdo, precisamos antes entender um pouco sobre como a linguagem acontece no nosso cérebro.

 

Não é de hoje que o homem vem estudando sobre como o cérebro funciona. Muitas teorias foram criadas ao longo dos tempos e a grande maioria acaba sendo anulada por novos conceitos.

O que hoje sabemos, em grande parte às descobertas feitas pela neurociência, é que todo o cérebro é envolvido em todos os processos que a mente executa, mas há predominância de atuação em algumas áreas do cérebro para cada atividade que executamos.

 

Feito esta contextualização, podemos dizer que o lado esquerdo do cérebro é responsável pelas atividades racionais e analíticas, mas recruta partes do lado direito para fazer o processamento dessas atividades.

E o lado direito é responsável pelas atividades emocionais, sensoriais e globais e também recruta partes do lado esquerdo para processar essas atividades.

 

Com base nesse conhecimento, sabemos como funciona a linguagem no nosso cérebro.

E o que chamamos de linguagem? A linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos.

Quando nos comunicamos por meio de palavras (falada ou escrita) chamamos esta comunicação de linguagem verbal.

Quando nos comunicamos por meio de imagens, desenhos, gestos ou outros signos visuais, chamamos de linguagem não verbal. Para ficar mais fácil a compreensão, usamos o termo linguagem visual para falar sobre nossa forma não verbal de comunicação.

 

Quando anotamos estamos capturando informações que podem ser verbais ou visuais ou as duas. Geralmente, criamos uma “Anotação Textual”, pois usamos o recurso da escrita para registrar os conteúdos.

Durante esta atividade, usamos predominantemente o lado esquerdo do cérebro, uma vez que estamos usando nossas habilidades racionais e que fazem parte da linguagem verbal: a escrita e o senso crítico.

 

Porém existe uma outra forma de registrar informações chamada de Anotação Visual. Nesta atividade,

associamos as duas linguagens: verbal e visual, porque além da escrita e senso crítico, outras habilidades fazem parte da construção dos conteúdo:

– a organização espacial, para distribuir as informações no papel;

– criatividade e imaginação para transformar as informações em imagens;

– desenho para representar graficamente informações e complementar conteúdos verbais.

– o Pensamento Visual que nos ajuda a ressignificar e dar novos sentidos aos conteúdos.

 

Essas habilidades juntas, nos ajudam a formatar o conteúdo de forma clara, simples e atrativa, e facilita o processo de aprendizagem.

 

Além disso, nosso cérebro começa a desenvolver uma nova forma de pensar, ou novo mindset, pois exploramos algumas habilidades em uma mesma atividade, que “recrutam” o cérebro em uma maior totalidade, melhorando:

– o processamento e retenção das informações;

– o foco e a atenção;

– a análise de informações com maior critério;

– e nos torna mais criativos;

 

Quanto maior a frequência que fizermos Anotações Visuais, mais teremos a chance de mudar esta forma de pensar, pois nosso cérebro é plástico e se adapta ao ser treinado para uma nova forma de processamento.

Só por isso, já temos muitos motivos para usar o Pensamento Visual e as Anotações Visuais quando estamos anotando ou construindo um conteúdo para compartilhar!

 

Isso é uma enorme mudança na nossa comunicação e na forma como usamos a linguagem!

Eu vejo isso como a democratização dessa nova linguagem! Estamos aprendendo a usufruir destes recursos para criar conteúdos para nós e para compartilhar e nos comunicar em apresentação, reuniões, treinamentos e aulas.

Muitas pessoas me procuram pra contar que estão se arriscando e inserindo desenhos feito a mão em suas anotações, mesmo que não tenham conhecimento da técnica e relatam o quanto isso tem mudado a forma como elas lidam com as informações no dia a dia.

Eu vejo isso como uma ótima forma de experimentar essa linguagem. E estar mais alinhado com as mudanças da comunicação que estamos vivendo há alguns anos.

E isso, não é uma tendência ou moda, é uma mudança sem volta!

Siga nas Redes Sociais: