Como um desenho simples tem o poder de nos dizer tanta coisa!

Sem contar, o quanto ele é contagiante e dificilmente conseguimos conter um sorriso diante dele.

O Leandro é um rapaz que trabalha na gráfica, onde há anos, levo os painéis das minhas FGs para serem scanneados. Ele também imprime alguns outros materiais, recorta e faz pequenos ajustes quando preciso. Todo o seu trabalho é praticamente mecânico e ele não tem nenhuma formação ou especialização em desenho, criação etc

Quando fui lá pela primeira vez, o Leandro olhou para meus painéis e me perguntou o que é que eu estava estudando. Sim, para ele, era uma forma tão simples que parecia um trabalho de escola. Eu achei muito engraçado aquilo e gostei da comparação, porque era essa a ideia: a simplicidade, o gestual e a facilidade, acima de tudo, a serviço do grupo para quem os painéis são desenvolvidos.

Eu contei pra ele que era um trabalho e expliquei como ele podia ler o material. Ele achou divertido. 

Com o tempo, o Leandro começou a fazer alguns comentários bem interessantes, sobre o olhar e leitura que ele, sem saber qual tinha sido o conteúdo apresentado, entendia quando via os painéis. E eu, fui me deliciando com suas descobertas e percebendo o quanto esse trabalho pode ser impactante e ajudar no entendimento de algum conteúdo. 

Vejam, o Leandro nunca esteve presente em nenhum trabalho meu e nem sabia como ele funciona.

Na última semana, eu levei meus cartões para serem reimpressos e o Leandro, que agora anda bem mais atento ao meu trabalho, viu meu dados no cartão e entrou no meu site.

E então, quando cheguei lá pra pegar os cartões, ele me disse: “entrei no seu site! agora, eu entendi como você faz o seu trabalho.” E com um grande sorriso, ele me entregou a caixinha com os cartões. 

Como eu estava com pressa, não pude lhe dar mais atenção.

À noite, ao chegar em casa, eu abri a caixinha e tive uma linda surpresa: um bilhetinho ilustrado do Leandro! (esse da foto)

Sim, não pude conter o sorriso! 

Refleti muito sobre essa experiência. Como tudo isso de alguma forma, impacta as pessoas! Como pequenos gestos ilustrados podem transformar a comunicação entre elas. E principalmente, como essas ferramentas podem ser usadas por todos que permitem se aventurar pelo universo lúdico e muito eficiente dos desenhos sem pretenção artística.

 

#facilitacaografica #pensamentovisual