ESTRUTURAS: COMO DEIXAR SUAS ANOTAÇÕES MAIS VISUAIS

Organizar informações visualmente nos ajuda a ter uma visão global do conteúdo e melhora o acesso aos pontos mais relevantes.

Como começar a transformar nossas informações em conteúdos mais envolventes e com maior poder de comunicação?

Uma das formas mais poderosas é criar estruturas a partir das informações que resultem em materiais visuais!

Existem algumas ferramentas visuais que associadas a materiais específicos, podem te ajudar nessa construção.

Pra começar, vamos falar de um kit básico de materiais que vai ser importante nesse uso:

  1. Troque o caderno com linhas por folhas de papel sem pauta, ou seja, folhas em branco, sem linhas, sem pontilhados e sem quadradinhos. Esses elementos além de interferir na leitura, condicionam a mente em não deixam a gente pensar com liberdade, sem limites de espaço.
  2. Use canetas a base de água com espessuras de 0.7mm a 1.2mm para textos e um pouco mais grossas para títulos. Aqui no nosso Blog, você encontra um texto que fala especificamente dos materiais e vai te ajudar com tipos de pontas, cores etc.

Agora com este kit em mãos, comece agrupando as informações que tem afinidade, ou fazem parte o mesmo conceito, categoria ou ideia.

Agrupar informações é uma atividade que nos a pensar e classificar cada uma delas.

Você pode usar post-its, colocar cada informação em um diferente, o que irá facilitar na hora de agrupar ou se precisar, trocar de grupo.

Considere o que você decidiu nessa etapa na hora de organizar tudo no papel.

Por fim, crie um grande painel visual com estes agrupamentos.

Existem algumas ferramentas visuais que podem te ajudar:

LETRAS

Pode parecer estranho dizer isso, mas usar tipos e tamanhos diferentes de letras te ajuda a criar hierarquia que irá facilitar a leitura das informações.

BULLETS

Eles são ótimos para criar alinhamento e categorizações.

ORGANIZADORES

Aqui, temos alguns tipos como as setas, bordas, frames, boxs que servem para:

– separar os blocos de informações;

– destacar;

– conter conteúdos importantes;

– agrupar;

– mapear ideias;

– categorizar informações;

– criar hierarquias;

Entre outros.

Os organizadores são as ferramentas visuais que nos ajudam na missão de criar painéis gráficos que mostram a visão global do conteúdo e facilitam o acesso às informações.

Além disso, podemos combinar todos esses elementos em uma única Anotação e melhorar ainda mais o painel que está sendo construído.

Elas irão deixar seus conteúdos mais agradáveis aos olhos e à mente, envolve e engajar quem entra em contato com eles e melhorar o processo de aprendizagem.

Use sem moderação!

Siga nas Redes Sociais: