O DESENHO AJUDA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA? SIM!

Como podemos estimular a imaginação e a criatividade das crianças?

Existem algumas formas, e entre elas, acredito que desenhar, fazer atividades manuais e brincar na natureza são as que mais criam possibilidades por permitirem que as crianças explorem o imaginário e entrem em contato como novos “universos” que enriquecem seu repertório.

Desenhar abre o caminho para a imaginação!

A criança começa a representar objetos, personagens, cenas e cria histórias a partir de traços simples, que algumas vezes não reconhecemos, mas que para eles tem muito significado.

Experimente perguntar para uma criança o que foi que ela desenhou ali. Você pode estar vendo uma casa, mas ela certamente vai te contar uma história e enriquecer de detalhes que ela inventou a partir do desenho que fez.

Desenhar também estimula o desenvolvimento da percepção visual e o pensamento abstrato.

O desenho ajuda no desenvolvimento do Pensamento Visual e na formação da criança de forma mais holística.

 

Compartilho alguns desses desenvolvimentos que levantei em minha pesquisas ao longo do tempo:

COORDENAÇÃO MOTORA

Desenhar implica diretamente no desenvolvimento da coordenação motora; uma habilidade importantíssima no uso dos nossos músculos esqueléticos, no domínio do nosso corpo no espaço e no controle dos movimentos.

E também desenvolve nossa noção espacial e na melhora do nosso tempo de reação.

Ao desenhar a mão, a criança desenvolve esta habilidade porque faz movimentos finos, aprende a ter controle e firmeza nos movimentos ao manipular os materiais para desenho, e melhora também a escrita.

Os materiais também são importantes no desenvolvimento infantil, por isso forneça materiais de desenho apropriados para cada idade, isso irá ajudá-los a criar uma relação mais íntima com o desenho.

Rudolf Steiner, filósofo, educador, e fundador da antroposofia, diz que a criança até os 7 anos de idade se comunica com o mundo ao expressar o belo que existe dentro dela. E para ajudarmos os pequenos a se expressarem melhor, devemos proporcionar a eles o contato com materiais nobres.

O que isso significa? Ao invés de oferecer um brinquedo de plástico, por exemplo, devemos oferecer um brinquedo de madeira.

Assim também é com os materiais para desenho! Escolham materiais que não sejam tóxicos, você pode até usar sua criatividade e usar tintas naturais ou carvão, por exemplo. Mas o importante mesmo, é oferecer materiais que sejam fáceis de manipular.

 

Materiais como papel, canetas, lápis, gizes ou tintas estimulam os sentidos:

  • o olfato, porque tem cheiros diferentes e criam uma memória cheia de significados;
  • o tátil, pelas texturas que são percebidas ao pegar e manipular os materiais;
  • e o visual, pelas cores e a partir de 3 anos também pela forma.

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

O tipo de desenho expressa as diferentes etapas do crescimento da criança, assim como é na evolução da fala e do processo de começar a andar.

Você pode oferecer materiais de desenho para bebês a partir de (mais ou menos) 15 meses de vida. Cada criança tem seu tempo e desenvolvimento, é fundamental que isso seja respeitado.

Por volta dos 18 meses, as crianças já podem ser estimuladas e podemos brincar com elas de desenhar.

Nesta fase até os 3 anos, segundo Loris Malaguzzi, pesquisador e educador que criou a Pedagogia do Cotidiano, as crianças percebem o mundo por meio da matéria e não pela forma. Por isso, elas não desenham formas e observamos que seus desenhos parecem traços sem sentido, mas na verdade é a maneira como elas se expressam no mundo.

Se você pedir pra ela te mostrar o que tem ali no desenho, ela vai dizer coisas como casa, cãozinho etc. ela compreende as formas, mas não se expressa por meio delas.

Deixe a criança pegar no lápis como ela quiser, é uma fase de experimentação e ela vai desenvolver essa coordenação a partir das experiências que tiver. Ela provavelmente vai colocar muita pressão ao desenhar, irá desenhar não só com as mãos, mas ombros e até mesmo o corpo. Faz parte do aprendizado.

Com o tempo, ela observa e aprende como fazer traços e criar formas, e vai desenvolvendo a coordenação entre o que observa, o que seu cérebro interpreta e o que suas mãos expressam.

 

HABILIDADE COGNITIVA

Desenhar estimula o senso de observação! As crianças passam a perceber o mundo e seu funcionamento com naturalidade, sua relação com ele que é percebida pelos olhos e expressa com as mãos.

A noção de espaço e profundidade também é melhorada com essa atividade.

 

CONCENTRAÇÃO E FOCO

Entre os benefícios de desenhar, está a melhora na concentração e foco.

O interesse das crianças em desenhar, vai aumentando quando são estimuladas e conseguem perceber que podem fazer isso, que são capazes. Isso também as deixa mais alegres e satisfeitas, melhorando inclusive a autoestima.

O que cria um ciclo de interesse maior, onde elas se concentram mais e melhoram o foco.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Colorir, pintar e usar cores nos desenhos ajudam a expressar suas emoções. E também ajuda na saúde mental, os acalma porque por meio do desenho, eles podem expressar como se sentem diante das situações que vivem e seu estado de espírito de uma forma diferente do que fariam pela fala.

Ao começarem a desenhar formas, as crianças amadurecem psicológica e emocional, afetiva e mecanicamente.

ATENÇÃO: O objetivo não é analisar os desenhos para compreender suas emoções, para isso procure profissionais especializados.

PENSAMENTO VISUAL

O desenho também é uma ferramenta para desenvolver o Pensamento Visual. O uso de metáforas, representações gráficas, traços simples, nos ajudam a visualizar situações, histórias, memórias, aprendizados e todas as outras coisas que nossa mente puder imaginar.

VAMOS DESENHAR JUNTOS?

Se o desenho é bom para o desenvolvimento das crianças, também é um bom caminho para aproximar os adultos delas e estabelecer relações mais leves e afetivas.

Sempre será uma atividade divertida e que despertará o fascínio das crianças ao verem os adultos (pais, mães, tios, avós etc) se juntando a elas e fazendo algo da qual elas se sentem capazes. Essa sensação traz um senso de pertencimento, estimula o afeto e a conexão.

Falo por experiência própria! Minha conexão e amor com as criança aumentam muito quando desenhamos juntos. E podem ser crianças que não são tão próximas, quando me encontram novamente, já sorriem e perguntam se vamos desenhar.

Há algo mágico na relação que construímos com elas por meio do desenho.

Mas há alguns cuidados que temos que ter:

  1. Nunca force a criança a desenhar quando ela não quiser.
  2. Respeite o ritmo de cada criança.
  3. NUNCA faça críticas e nem comparações com o desenho de uma criança que “ficou melhor” do que da outra.
    Desenho melhor que o outro NÃO EXISTE! E você corre um grande risco de romper a relação da criança com o desenho e causar traumas que elas irão levar por toda a vida.
  4. Deixe que a criança se expresse! Escolher cores, formas, materiais (quando possível) é importante para ela aproveitar a atividade plenamente.
  5. Faça elogios sinceros aos desenhos dos pequenos. Não exagere e não diga algo que não está vendo, criança não é boba. Você pode fazer pequenos comentários positivos sobre algo em específico que você observou e gostou. Isso vai incentivá-la e ajudar na autoconfiança.

No Lab PENSADORES VISUAIS, vocês encontram vídeos com atividades para desenhar com as crianças e podem desenvolver com elas. Mas existem muitas formas de criar esse espaço do desenho entre as crianças e você.

Deixe que elas contribuam com ideias do que querem fazer e você irá se surpreender com a variedade de brincadeiras que vai surgir.