O PODER DO PENSAMENTO VISUAL NA COMUNICAÇÃO

O Pensamento Visual é uma habilidade fundamental na forma como nos comunicamos no século XXI, porque traz clareza e simplicidade para as mensagens.

Com a tecnologia cada vez mais disponível, atividades que somente profissionais conseguiam fazer há alguns anos, estão cada vez mais simples e acessíveis. E com isso, muitos começaram a produzir conteúdos e compartilhar com um número incontável de pessoas.

Podemos notar esta mudança, principalmente nas mídias sociais, onde todos podem escrever um pequeno texto com letras diferentes, inserir uma foto, colocar um efeito e… BOOM! Criar uma arte atrativa para um post, por exemplo.

 

COMUNICAÇÃO DO SÉCULO XXI

Quero chamar a atenção de vocês para nossa comunicação.

Quando eu estudei Comunicação há alguns anos, a teoria da época ensinava sobre alguns “elementos fundamentais” e como eles se organizavam para compor uma boa comunicação.

Estes elementos eram:

  1. O Emissor: aquele que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
  2. O Receptor ou destinatário: aquele que se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, por exemplo.
  3. A Mensagem: que é o conteúdo das informações transmitidas.
  4. O Contexto: a situação aos quais a mensagem se refere.
  5. Canal de comunicação: meio físico ou virtual por onde é feita a circulação da mensagem. Ele deve garantir o contato entre emissor e receptor.
  6. O Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza.

A comunicação acontecia praticamente em uma via de mão única, onde um emissor transmitia uma mensagem para um receptor. Podemos dizer que a comunicação era linear.

 

Porém, nos últimos anos, após o advento da internet e principalmente, com a criação dos smartphones, uma enorme variedade de recursos foram criadas, os papéis destes elementos se misturam e temos um novo tipo de comunicação: em rede!

Hoje, todos podem ocupar o papel de emissor (além de receptor), ao criar conteúdos e disponibilizá-los para um grande número de pessoas ao mesmo tempo, em um website ou uma mídia social.

Quando assumimos o papel de emissor, o conteúdo que disponibilizamos deixa de nos pertencer no exato momento que o publicamos em um ambiente virtual e nós perdemos o controle sobre ele, uma vez que este pode ser compartilhado por pessoas que pertencem à sua rede para pessoas que estão em outras rede, e assim sucessivamente.

 

Nós também mudamos a forma como conversamos. Antes o diálogo era mais restrito e acontecia em pequenos grupos, ou entre duas pessoas, e na maior parte das vezes, presencialmente!

Hoje, nem precisamos saber onde está alguém para iniciarmos uma conversa, e algumas vezes, temos centenas de pessoas nela, espalhadas por diversas parte do planeta!

São muitas pessoas interagindo com a mensagem e trocando de papel várias vezes durante uma conversa.

 

Isso é maravilhoso, não?

Quando estou compartilhando um conteúdo nos workshops ou webinários que ministro sobre Pensamento Visual ou Anotações Visuais, ocupo o papel de emissor porque estou facilitando um conteúdo. Mas qualquer pessoa que estiver na “sala” pode interagir e trazer informações novas ou mesmo discordar do que estou comunicando.

Existe cada vez mais uma troca de conteúdos em nível horizontal, com menos hierarquia, onde todos podem ter voz e se comunicar livremente, usando recursos cada vez mais acessíveis e simples.

 

Mas, sabemos que toda mudança gera um certo desconforto, não é verdade?

Esta comunicação em rede, gera um volume muito grande de informações e temos dificuldade de lidar com isso: como selecionar o que realmente importa?

Eu também tenho observado, que esta comunicação em rede acaba criando alguns ruídos quando a mensagem não chega na outra ponta com a clareza que o emissor imaginou que tivesse.

 

 

NÓS NO PAPEL DO EMISSOR

Quando ocupamos o papel do emissor temos que ter cuidado com alguns pontos antes de apertar o botão de publicar e perder o controle sobre este conteúdo, se nosso interesse for que as pessoas leiam e compreendam a mensagem que estamos tentando transmitir.

 

Temos que criar um conteúdo que seja claro, simples e atrativo para quem for impactado por ele!

Muitas vezes, ter voz não significa que vamos ser compreendidos e nem que esta mensagem vai chegar ao receptor da forma no qual planejamos.

 

E aqui, quero compartilhar alguns passos que te ajudam a criar uma boa comunicação para as redes.

O uso da associação da linguagem verbal + linguagem visual ajuda na compreensão e assimilação das informações, e podemos usar três recursos para criar mensagens atrativas e assertivas:

 

  1. IMAGENS: quando escolho, ela tem que representar e complementar o que estou escrevendo.

A imagem mais simples e direta tem uma captação mais rápida pelo cérebro. Uma regra que eu sempre ensino pra os meus alunos durante os workshops é MENOS É MAIS!

 

  1. DESENHOS feitos à mão causam mais identificação nas pessoas do que desenhos feitos no computador, porque são “imperfeitos”, humanos e nos emocionam.

 

  1. TEXTOS VISUAIS

Torne a mensagem agradável aos olhos e deixando-a mais visual:

– Crie um título com LETRAS MAIÚSCULAS para as pessoas identificarem o que você está falando logo de cara.
– Dê um espaço de um parágrafo entre cada ideia ou conceito do seu texto para sinalizar que você iniciou outro tópico.

– Insira emoticons ou emojis que representem a ideia que você está escrevendo. Sim!!! Seu texto pode ter desenhos no meio dele para sinalizar e representar algum conteúdo. Eles dão mais vida aos textos além de deixa-los mais atrativos!

Desde que os emojis foram incluídos nos teclados dos celulares, eu comecei a usá-los dessa forma, e já ouvi muitas pessoas comentarem que depois de lerem nossos textos, adotaram essa prática, porque perceberam como a leitura fica mais fácil.

 

Vamos colocar a mão na massa? Que tal você testar algum post ou conteúdo nos meios digitais usando esses recursos?

Se precisar de referências, acesse nossas mídias sociais e veja como usamos o Pensamento Visual para nos comunicar de um jeito mais leve e divertido.