O que você aprendeu em 2022 e o que leva para 2023? Expresse seus sentimentos desenhando!

Faltando poucos dias para encerrar o ano, responda para si mesmo: o que você aprendeu em 2022 e o que leva desse aprendizado para 2023? Essa análise é importante para trazer mais clareza sobre suas metas para os próximos 365 dias. Sabe o que pode deixar esse mapeamento ainda mais interessante? Expressar seus sentimentos desenhando!

Primeiro, se você me acompanha aqui, já está na hora de desapegar da ideia de que precisa “saber desenhar” para ter o direito de colocar seus pensamentos e sentimentos através do desenho.

Desenhar permite que você deixe fluir livremente o que está preso dentro da sua mente. Expande as possibilidades, permite a criação de contextos que ainda nem existem, mas que são possíveis porque estão dentro da sua imaginação. E para isso, não é necessário que seja algo perfeito artisticamente falando, mas que tenha significado para você.

Então, com isso esclarecido, vamos para o mapeamento do que foi vivido ao longo do ano e como essa compreensão pode trazer mais clareza para suas metas de 2023.

Fechamento de ano é aquele momento em que a maioria das pessoas corre para estabelecer metas para o novo ano, certo? A sensação de que estamos começando um ciclo do zero é tão revigorante que nos animamos para listar objetivos, porém nem sempre factíveis e mensuráveis.

Você já se perguntou os motivos pelos quais muitas pessoas não conseguem colocar em andamento suas metas de ano novo?

Podem ter vários fatores que afetam esse planejamento. Mas, no meu entendimento, muitas vezes, ligamos o piloto automático e não tomamos consciência sobre as lições que o ano que passou nos ensinou e não conseguimos expressar verbalmente o que estamos pensando e sentindo.

É preciso, portanto, deixar fluir o que está guardado dentro de nós e refletir sobre esse conteúdo para planejar as metas com mais discernimento. De preferência, com a ajuda dos recursos visuais!

Mapa mental para visualizar os aprendizados e planos para 2023

Afinal, o que você realizou em 2022? O que aprendeu com essas realizações? Qual é o feedback que você colheu no ano que passou?

As respostas a essas perguntas podem te ajudar a estabelecer metas mais claras e factíveis para o novo ano.

Se você tem alguma dificuldade para listar essas questões, conte com o apoio dos recursos visuais. Um mapa mental, por exemplo, pode ajudar a criar um panorama visual das principais lições do ano que passou.

Com essa ferramenta, você pode criar conexões com o principal tópico. Ex.: A sua meta para 2022 era emagrecer, ou seja, o tópico central era emagrecimento. A partir desse ponto, você puxa conexões, como se fossem ramos de uma árvore, para situar o que esteve relacionado a essa meta, incluindo o que funcionou ou não nesse processo. Nessa mesma linha de raciocínio, liste os motivos que fizeram as estratégias funcionarem ou não. Crie um ramo para descrever o que você aprendeu com esses resultados. Depois crie outra conexão para citar que lição você vai levar para a meta de 2023.

Com a conclusão do mapa, você terá um instrumento visual que resume, em poucas linhas e formas, o que foi aprendido e o que vale a pena ser levado adiante.

Você também pode desenhar, em cada conexão desse mapa, algo que representa o seu sentimento em relação às etapas que viveu em 2022.

Ao olhar para esse panorama visual do ano que passou, você terá mais clareza para fazer o seu planejamento de 2023. Agora você saberá mais sobre o seu próprio modelo de operacionalizar as estratégias. Entenderá o que realmente funciona, quais motivações são eficientes e te levam para a realização, o que não faz sentido para você e o que você não tem disposição para executar.

No lugar de um planejamento bonito, cheio de metas que você não vai se motivar para conquistar nem a metade, você terá um plano organizado e com mais chances de ser realizado, pois terá objetivos mais definidos e factíveis.

Brainstorming visual

Bem, mas você também pode estar no grupo de pessoas que ainda não tem meta para 2023. Nesse caso, você pode se beneficiar com o brainstorming visual e obter soluções criativas e ideias incríveis para o novo ano.

Mais uma vez, sugiro que use suas habilidades com o desenho (independentemente do seu nível de expertise) para colocar no papel as suas ideias e deixar a mágica fluir.

Uma das maneiras mais práticas para criar um brainstorming visual é organizar os pensamentos e buscar saídas (comuns e incomuns) para eles.

Ex.: Imagine que você tem uma meta mais genérica para 2023 como conquistar mais sucesso profissional. O tópico central então será “sucesso profissional”. Na folha (ou no tablet, celular, computador), coloque todas as ideias que surgem na sua cabeça.

É importante manter em foco as principais necessidades em relação a essa meta. A seguir, reveja todos os insights e escreva quaisquer pensamentos que você tem sobre cada uma dessas ideias.

Agora destaque com cores fortes aquelas soluções que te chamaram mais atenção e que podem ajudar a alcançar sua meta. Na etapa seguinte, organize as ideias selecionadas e crie o seu planejamento para 2023.

Repare que, se você deixar, o desenho pode destravar qualquer bloqueio, seja mental ou emocional, para analisar com mais serenidade o que foi vivido e as possibilidades que o futuro tem para oferecer. É uma maneira de permitir que o seu lado criativo se expresse. E acredite, ele tem muito a dizer.

Esse ano foi difícil. Precisamos lidar com muitas mudanças e suas consequências. Isso nos deixou alertas a todo instante, como se não pudéssemos baixar a guarda, como se não tivéssemos o direito de falhar.

Acontece que esse estado de alerta cobra um preço alto. A maioria das pessoas está exausta mental e emocionalmente. É preciso esvaziar um pouco esse peso para que possamos refletir sobre o que aprendemos, agradecer por essa jornada e planejar um 2023 mais próspero de realizações.

Os recursos visuais podem ajudar a “aliviar” esse momento. Expressar seus pensamentos e sentimentos através do desenho também facilita a visualização do “fazer a passagem” para um novo ciclo.

Viva o presente, agradeça pela sua vida e desenhe o futuro que você deseja!

Feliz 2023!

Siga nas Redes Sociais: